Geoparque Quarta Colônia e Ornitoálbum
um álbum de figurinhas para educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17801Palavras-chave:
Ambiente, Recurso didático, Ensino, Biodiversidade de Aves.Resumo
Ao considerar a importância da utilização de recursos educacionais lúdicos para o aprimoramento da formação vinculada à educação ambiental, objetiva-se aqui apresentar o potencial de mobilização de conhecimento socioambiental oriundo do Produto Educacional (PE) ´Ornitoálbum`. Valendo-se de uma abordagem qualitativa, o presente estudo de caso contém dados advindos de fontes bibliográficas e de registros fotográficos obtidos junto aos pesquisados. Destinado ao uso didático junto a estudantes do ensino fundamental, o PE está organizado no formato de um álbum de figurinhas, e foi desenvolvido na Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil. Na busca por mediar conhecimentos acerca da biodiversidade de aves do sul do país, principalmente no Geoparque Quarta Colônia (GQC), constatou-se que o uso didático-pedagógico do Ornitoábum estimulou a educação ambiental, aguçou o sentido de pertencimento e foi mediador de conhecimento teórico-prático, com positivos reflexos socioambientais na região.
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