As ferramentas de geoprocessamentos como recurso didático e suas possíveis contribuições para a educação ambiental

Suzana Costa Wrublack, Andre Hipolito Xavier, Erivelto Mercante, Marcio Antonio Vilas Boas

Resumo


Atualmente vivenciamos um período de crise ambiental. Devido ao desenvolvimento tecnológico, principalmente a partir da Revolução Industrial, notaram-se consequências que vieram a afetar diretamente o meio ambiente em escalas globais, tais qual a poluição geral, o desmatamento, a alteração de habitats e ecossistemas como um todo, a perda de biodiversidade, dentre outros fatores nocivos ao planeta. Em questão, estudiosos sugerem atitudes de controle urgente, principalmente através da conscientização sobre um desenvolvimento sustentável, ao passo que, a sala de aula apresenta-se como um nicho à introdução de novas ideias e propostas. Concluímos então, que a utilização de ferramentas como as tecnologias de Geoprocessamento são artifícios para o monitoramento, controle e incentivo a novas atitudes perante a necessidade de uma nova consciência e uso saudável do planeta em que vivemos, e desta forma apresentamos argumentos para a introdução destas ferramentas como recurso didático na Educação Ambiental.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Geoprocessamento, recursos didáticos.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4446

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