A temática ambiental presente nos manuais dos professores dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2012

Autores

  • Romualdo José dos Santos
  • Luciano Fernandes Silva Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4334

Palavras-chave:

Temática Ambiental, Processo Educativo, Ensino de Biologia

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla que investigou as propostas educativas – quanto às suas concepções teórico-metodológicas – articuladas às questões ambientais presentes nos manuais dos professores dos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD de 2012. Especificamente, neste trabalho, apresentam-se resultados que identificam os temas ambientais presentes nos manuais dos professores. A pesquisa é de natureza qualitativa e para a análise dos dados seguiu-se algumas das orientações da análise categorial, uma das diferentes técnicas que compõe a denominada “Análise de Conteúdo”. Foram identificados sete temas – crescimento populacional; exploração dos recursos naturais; poluição; resíduos sólidos; perda e fragmentação de habitats; introdução de espécies exóticas; organismos geneticamente modificados. Consideramos importante a presença destes temas nos manuais, entretanto, nossas analises indicam a ausência de orientações que possibilitem uma abordagem mais crítica e complexa dos temas.

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Biografia do Autor

Romualdo José dos Santos

Graduado em Ciências Biológicas pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (2007) e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (2013), atuando como professor de Ciências Naturais, Biologia e Química em escolas públicas de Educação Básica.

Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP-1996), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2001) e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2007). Atualmente é professor Adjunto Doutor do Departamento de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Foi professor adjunto da UESC durante 1 ano, atuando no curso de graduação em Física. Trabalhou dois anos na UFSCar como professor substituto, lecionando as disciplinas Prática de Ensino de Física e Didática. Atuou 04 anos no ensino superior privado, em curso de Licenciatura em Física. Foi durante sete anos professor de Física em escolas públicas e privadas de Ensino médio do Estado de São Paulo. Sua área de pesquisa está vinculada aos seguintes temas: Ensino de Física, Temática Ambiental, CTS, Formação de Professores e Temas Controversos.

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Santos, R. J. dos, & Silva, L. F. (2014). A temática ambiental presente nos manuais dos professores dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2012. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 296–311. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4334

Edição

Seção

Artigos