A temática ambiental presente nos manuais dos professores dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2012
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4334Palavras-chave:
Temática Ambiental, Processo Educativo, Ensino de BiologiaResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla que investigou as propostas educativas – quanto às suas concepções teórico-metodológicas – articuladas às questões ambientais presentes nos manuais dos professores dos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD de 2012. Especificamente, neste trabalho, apresentam-se resultados que identificam os temas ambientais presentes nos manuais dos professores. A pesquisa é de natureza qualitativa e para a análise dos dados seguiu-se algumas das orientações da análise categorial, uma das diferentes técnicas que compõe a denominada “Análise de Conteúdo”. Foram identificados sete temas – crescimento populacional; exploração dos recursos naturais; poluição; resíduos sólidos; perda e fragmentação de habitats; introdução de espécies exóticas; organismos geneticamente modificados. Consideramos importante a presença destes temas nos manuais, entretanto, nossas analises indicam a ausência de orientações que possibilitem uma abordagem mais crítica e complexa dos temas.Downloads
Referências
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