Discursos de inovação em teses e dissertações de Educação Ambiental com foco em ensino de Biologia e Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14860

Palavras-chave:

Inovação, Polifonia, Produção acadêmica em Educação Ambiental

Resumo

Nesse trabalho analisamos os sentidos construídos e associados ao termo “inovação” em teses e dissertações de Educação Ambiental vinculadas às áreas de ensino de Biologia e Física, defendidas entre 1981 e 2012, nos aproximando de estudos do tipo “estado da arte” e da Teoria Polifônica da Enunciação de Ducrot (1987). A partir desta análise construímos dois Contextos de Enunciação relacionados ao termo “inovação”, sendo eles: críticas ao modelo de ensino chamado de “tradicional” e estratégias educacionais ou metodologias de ensino. Observamos alguns discursos recorrentes, como a compreensão da “inovação” enquanto uma possível “redentora” do processo educacional a partir da associação entre esse termo e a melhoria no processo de ensino-aprendizagem, bem como o desenvolvimento de Projetos, de Unidades de Aprendizagem e de iniciativas sob uma perspectiva interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Dayane dos Santos Silva, Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão-SE

Professora substituta no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe campus São Cristóvão, SE. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Rio Claro, São Paulo. E-mail: dayanedosssilva@gmail.com

Ricardo Rechi Aguiar, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no Campus São Paulo. Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. E-mail: rechi@ifsp.edu.br

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Silva, D. dos S. ., & Aguiar, R. R. . (2022). Discursos de inovação em teses e dissertações de Educação Ambiental com foco em ensino de Biologia e Física. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 164–184. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14860

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental