Mapeamento de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental que tratam do tema mudanças climáticas<br>Mapping dissertations and Brazilian environmental education theses dealing with the issue of climate change

Autores

  • Danielle Aparecida dos Reis
  • Luciano Fernandes Silva

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.4642

Palavras-chave:

teses e dissertações, educação ambiental, mudanças climáticas.

Resumo

Este artigo apresenta dados referentes ao mapeamento de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental (EA) que abordam o tema mudanças climáticas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se insere no âmbito de um projeto interinstitucional do tipo “estado da arte”, e que possui o objetivo de mapear a produção das teses e dissertações brasileiras de EA. Para delimitação do corpus documental, foi realizado um levantamento bibliográfico das teses e dissertações de EA defendidas no período de 1987 a 2010, constantes no Banco de teses e dissertações da CAPES, o que resultou em 17 dissertações de mestrado. Através da análise de seus resumos, realizou-se o mapeamento dessa produção quanto aos dados institucionais e as informações referentes ao: contexto educacional; área de conhecimento/ curricular; tema ambiental e tema de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Aparecida dos Reis

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), Doutoranda em Educação pela Unesp – Rio Claro.

Luciano Fernandes Silva

Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Física e Química (IFQ).

Referências

ANDRADE, Carlos Sait Pereira de. A complexidade da natureza e a natureza complexa dos problemas ambientais contemporâneos: pontos para reflexão. Revista de Geografia, v. 24, n. 1, p. 35-46, 2007. Disponível em: <http://www.ufpe.br/revistageografia/files/journals/1/articles/94/public/94-307-1-PB.pdf>. Acesso em Maio de 2012.

BITAR, Anderson Lulu. Pesquisa em educação Ambiental: A atividade de campo em teses e dissertações. 2010. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Programa de Pós-Graduação e Educação, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2010.

CARVALHO, Luiz Marcelo de. A Temática Ambiental e a Escola de 1º grau. 1989. 286f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

______. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: CINQUETTI, H. S.; LOGAREZZI, A (Orgs.). Consumo e resíduos: fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos: EdUFSCAR, 2006, p 19 – 41.

CARVALHO, Luiz Marcelo et al. Projeto A Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (dissertações e teses). Rio Claro: UNESP/Unicamp/USP/UFSCar, março/2009.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As Pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em:

<http://www.propp.ufms.br/ppgedu/geppe/textoestadodaarte.pdf >. Acesso em: Agosto de 2011.

FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; MEGID NETO, Jorge e EBERLIN, Thaís Schiavinato. A Educação Ambiental no Brasil: Panorama Inicial da produção Acadêmica. In: V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas do V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1. p. 1-15. 2005. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/cef/article/view/4458/3503>. Acesso em Agosto de 2011.

KERR, Américo. Clima global, meio ambiente e justiça social. Le Monde Diplomatique Brasil, p. 10-11, 2012.

LORENZETTI, Leonir. Estilos de pensamento em educação ambiental: uma Análise a partir das dissertações e teses. 2008. 407f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

LORENZETTI, Leonir e DELIZOICOV, Demétrio. A produção brasileira acadêmica em Educação Ambiental. In: V Congresso Europeo CEISAL de latinoamericanistas, 2007, Bruxelas. Disponível em: <http://www.reseau-amerique-latine.fr/ceisal-bruxelles/CyT-MA/CyT-MA-2-Lorenzetti.pdf > Acesso: Agosto de 2011.

MEGID NETO, Jorge. Educação ambiental como campo de conhecimento: a contribuição das pesquisas acadêmicas para sua consolidação no Brasil. Pesquisa em educação ambiental, v. 4, n. 2, p. 95-110, 2009.Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/pea/article/view/30063/31950>. Acesso em Março de 2012.

REIGOTA, Marcos. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 1, p. 33-66, 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/pea/article/viewFile/30017/31904>. Acesso em Março de 2012.

RINK, Juliana. Análise da produção acadêmica apresentadas nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). 2009. 207f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2009.

SILVA, Luciano Fernandes e CARVALHO, Luiz Marcelo. A temática ambiental e o processo educativo: o ensino de física a partir de Temas controversos. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, novembro de 2007. Disponível em: <http://prc.ifsp.edu.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/viewFile/152/105>. Acesso em Março de 2011.

TOMAZELLO CARNEIRO, Maria Guiomar. Reflexões acerca das dissertações e teses brasileiras em educação ambiental no período de 1987-2001. Revista Electrónica Enseñanza de las Ciencias, Barcelona/Espanha, v. 23, n. 1, p. 1-6, 2005. Disponível em: < http://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp288reface.pdf>. Acesso em Março de 2011.

VEIGA, José Eli e VALE, P. M. Aquecimento Global: um balanço das controvérsias. Texto apresentado no ciclo de seminários do Departamento de Economia da FEA/USP intitulado “Brasil no Século XXI: Desafios do Futuro”. p. 1-52, 2007.

Downloads

Publicado

2016-05-31

Como Citar

Reis, D. A. dos, & Silva, L. F. (2016). Mapeamento de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental que tratam do tema mudanças climáticas&lt;br&gt;Mapping dissertations and Brazilian environmental education theses dealing with the issue of climate change. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 112–131. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.4642