Mapeamento de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental que tratam do tema mudanças climáticas
Mapping dissertations and Brazilian environmental education theses dealing with the issue of climate change

Danielle Aparecida dos Reis, Luciano Fernandes Silva

Resumo


Este artigo apresenta dados referentes ao mapeamento de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental (EA) que abordam o tema mudanças climáticas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se insere no âmbito de um projeto interinstitucional do tipo “estado da arte”, e que possui o objetivo de mapear a produção das teses e dissertações brasileiras de EA. Para delimitação do corpus documental, foi realizado um levantamento bibliográfico das teses e dissertações de EA defendidas no período de 1987 a 2010, constantes no Banco de teses e dissertações da CAPES, o que resultou em 17 dissertações de mestrado. Através da análise de seus resumos, realizou-se o mapeamento dessa produção quanto aos dados institucionais e as informações referentes ao: contexto educacional; área de conhecimento/ curricular; tema ambiental e tema de estudo.

Palavras-chave


teses e dissertações; educação ambiental; mudanças climáticas.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.4642

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