Mapeamento de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental que tratam do tema mudanças climáticas<br>Mapping dissertations and Brazilian environmental education theses dealing with the issue of climate change

Autores/as

  • Danielle Aparecida dos Reis
  • Luciano Fernandes Silva

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.4642

Palabras clave:

teses e dissertações, educação ambiental, mudanças climáticas.

Resumen

Este artigo apresenta dados referentes ao mapeamento de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental (EA) que abordam o tema mudanças climáticas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se insere no âmbito de um projeto interinstitucional do tipo “estado da arte”, e que possui o objetivo de mapear a produção das teses e dissertações brasileiras de EA. Para delimitação do corpus documental, foi realizado um levantamento bibliográfico das teses e dissertações de EA defendidas no período de 1987 a 2010, constantes no Banco de teses e dissertações da CAPES, o que resultou em 17 dissertações de mestrado. Através da análise de seus resumos, realizou-se o mapeamento dessa produção quanto aos dados institucionais e as informações referentes ao: contexto educacional; área de conhecimento/ curricular; tema ambiental e tema de estudo.

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Biografía del autor/a

Danielle Aparecida dos Reis

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), Doutoranda em Educação pela Unesp – Rio Claro.

Luciano Fernandes Silva

Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Física e Química (IFQ).

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Publicado

2016-05-31

Cómo citar

Reis, D. A. dos, & Silva, L. F. (2016). Mapeamento de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental que tratam do tema mudanças climáticas<br>Mapping dissertations and Brazilian environmental education theses dealing with the issue of climate change. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 112–131. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.4642