Metodologias participativas e emergência climática:

discussões a partir de atividades didáticas de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15638

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Emergência Climática, Metodologias Participativas

Resumo

A presente pesquisa fez uso de metodologias participativas em atividades pedagógicas de Educação Ambiental para discussões sobre emergência climática no ensino básico. A interdisciplinaridade foi intensificada através da participação de educadores de diferentes áreas do saber, o que propiciou um debate mais amplo e, a posterior realização de um evento pelos estudantes, evidenciou seu protagonismo em relação ao tema. Considera-se que metodologias participativas favorecem o entendimento da complexidade conjuntural vivenciada no que tange a temática da emergência climática, suas causas, consequências e soluções, potencializando o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que essencialmente posicionam o educando como sujeito ativo nas tomadas de decisões.

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Biografia do Autor

Raissa Corbagi, PPGI EA - ESALQ/CENA - USP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) / Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) - Universidade de São Paulo (USP). Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas na ESALQ - USP.

Taitiâny Kárita Bonzanini, Universidade de São Paulo

Professora doutora na Universidade de São Paulo (USP), atuando como docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Piracicaba, no Departamento de Economia, Administração e Sociologia. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada Interunidades PPGI - ESALQ/CENA, na linha de pesquisa Educação e, também, do PROFCiamb - Programa de Pós-Graduação em rede nacional para o ensino de Ciências Ambientais.

Silvia Rinaldi, Colégio Santa Amália - Liga Solidária

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II no Colégio Santa Amália. Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas e Licenciada e Bacharela em Biologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. 

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Corbagi, R., Kárita Bonzanini, T. ., & Rinaldi, S. (2023). Metodologias participativas e emergência climática: : discussões a partir de atividades didáticas de Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(3), 156–176. https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15638