A discussão da subjetividade na produção teórica sobre Educação Ambiental e formação de professores de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.11694Palavras-chave:
Educação Ambiental, Subjetividade, Formação de Professores de Biologia.Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma dissertação que analisa a presença de discussões relativas à subjetividade na produção teórica sobre Educação Ambiental (EA) e formação de professores de Biologia, publicada pela Scientific Eletronic Library Online (SciELO) entre 2008 e 2018. A partir da adoção de três conjuntos de termos de busca, foram identificados 27 artigos, cuja análise revelou a presença da discussão sobre a subjetividade na proposta de associação da natureza à cultura; na adoção dos termos percepção, concepção, identidade, sentido e significado na elaboração de problemas de pesquisa; e na utilização de metodologias participativas e colaborativas. O material analisado permite identificar as discussões sobre subjetividade na adoção de determinadas categorias teóricas e na utilização de metodologias participativas nas pesquisas realizadas com professores.
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