A discussão da subjetividade na produção teórica sobre Educação Ambiental e formação de professores de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.11694

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Subjetividade, Formação de Professores de Biologia.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma dissertação que analisa a presença de discussões relativas à subjetividade na produção teórica sobre Educação Ambiental (EA) e formação de professores de Biologia, publicada pela Scientific Eletronic Library Online (SciELO) entre 2008 e 2018. A partir da adoção de três conjuntos de termos de busca, foram identificados 27 artigos, cuja análise revelou a presença da discussão sobre a subjetividade na proposta de associação da natureza à cultura; na adoção dos termos percepção, concepção, identidade, sentido e significado na elaboração de problemas de pesquisa; e na utilização de metodologias participativas e colaborativas. O material analisado permite identificar as discussões sobre subjetividade na adoção de determinadas categorias teóricas e na utilização de metodologias participativas nas pesquisas realizadas com professores.

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Biografia do Autor

Raquel de Oliveira Sales, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.

Mestre em Ensino de Biologia pelo Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio) da UFJF-GV (instituição associada) e da UFMG (instituição sede). Especialista em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis pelo CEAD/UFOP. Graduada em Biologia pela UFV. Professora de Biologia do ensino médio das redes pública e privada do Vale do Aço, Minas Gerais.

Maria Gabriela Parenti Bicalho, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas da UFMG. Professora do curso de Medicina e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.

Thiago Martins Santos, Universidade Vale do Rio Doce - Univale.

Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Doce e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Professor da Universidade Vale do Rio Doce e professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Sales, R. de O., Bicalho, M. G. P., & Santos, T. M. (2021). A discussão da subjetividade na produção teórica sobre Educação Ambiental e formação de professores de Biologia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 158–177. https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.11694