The discussion of subjectivity in the theoretical production on Environmental Education and Biology teachers’ training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.11694

Keywords:

Environmental Education, Subjectivity, Biology Teachers’ Training

Abstract

This paper presents the results of a dissertation that analyzes the presence of discussions regarding subjectivity in the theoretical production on Environmental Education (EA) and Training of Biology Teachers, published by Scientific Electronic Library Online (SciELO) between 2008 and 2018. We adopted three sets of search terms and twenty-seven (27) articles were identified. The analysis revealed the presence of discussions on subjectivity in the proposed association of nature to culture; the adoption of terms such as perception, conception, identity, meaning and significance in the elaboration of research problems; and the use of participatory and collaborative methodologies. The material analyzed allows the identification of the discussions about subjectivity regarding the adoption of certain theoretical categories and on the use of participatory methodologies in research with teachers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raquel de Oliveira Sales, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.

Mestre em Ensino de Biologia pelo Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio) da UFJF-GV (instituição associada) e da UFMG (instituição sede). Especialista em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis pelo CEAD/UFOP. Graduada em Biologia pela UFV. Professora de Biologia do ensino médio das redes pública e privada do Vale do Aço, Minas Gerais.

Maria Gabriela Parenti Bicalho, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas da UFMG. Professora do curso de Medicina e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.

Thiago Martins Santos, Universidade Vale do Rio Doce - Univale.

Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Doce e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Professor da Universidade Vale do Rio Doce e professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.

References

ABREU, Daniela Gonçalves de; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Construção de instrumentos teórico-metodológicos para captar a formação de professores. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 2, p. 401-414, Jun. 2014. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000200007&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

ARAUJO, Magnólia Fernandes Florêncio de; PEDROSA, Maria Arminda. Desenvolvimento sustentável e concepções de professores de biologia em formação inicial. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 71-84, Aug. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172014000200071&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

BERGMANN, Melissa; PEDROZO, Catarina da Silva. Explorando uma bacia hidrográfica na escola: contribuições à Educação Ambiental. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 14, n. 3, p. 537-553, 2008. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000300011&lng=en&nrm=iso >. 23 de março de 2019.

BOTON, Jaiane de Moraes et al. O meio ambiente como conformação curricular na formação docente. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v.12, n. 3, p. 41-50, Dec. 2010 . Disponível Acesso em: em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172010000300041&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Acesso em: 10 de abril 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192> Acesso em 10 de abril 2019.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A invenção do sujeito ecológico: identidades e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: Sato, M. e Carvalho, I. C. M. (orgs) Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre, Artmed, 2008.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo, Cortez, 2012.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira. Um balanço da produção científica em educação ambiental de 2001 a 2009 (ANPEd, ANPPAS e EPEA). Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 46, p. 119-134, Apr. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100007&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 22 de mar 2019.

CARVALHO, Luiz Marcelo de; TOMAZELLO, Maria Guiomar Carneiro; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Pesquisa em educação ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas. Cad. CEDES, Campinas , v. 29, n. 77, p. 13-27, Apr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abril 2019.

CAVALCANTI NETO, Ana Lucia Gomes; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do. Ensino de ciências e educação ambiental no nível fundamental: análise de algumas estratégias didáticas. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 17, n. 1, p. 129-144, 2011. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100009&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

CORREIA, Marisa Monteiro. Concepções de futuras professoras do ensino básico acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 15-30, Apr. 2014. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172014000100015&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

CORTES JUNIOR, Lailton Passos; SA, Luciana Passos. Conhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em ensino de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, p. 1-22, 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100204&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

DIEGUES, Antonio Carlos. Conhecimentos, práticas tradicionais e a etnoconservação da natureza. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 50, 2019. Disponível em:

< https://revistas.ufpr.br/made/article/view/66617 > Acesso em: 2 Ago 2019. http://dx.doi.org/10.5380/dma.v50i0.66617 .

GONZÁLEZ REY, Fernando. As categorias de sentido, sentido pessoal e sentido subjetivo: sua evolução e diferenciação na teoria histórico-cultural. Psicologia da Educação, n. 24, p. 155-179, 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n24/v24a11.pdf> Acesso em: 02 out 2018.

GUIMARÃES, Mauro; DE QUEIROZ, Edileuza Dias; DE OLIVEIRA PLÁCIDO, Patrícia. Reflexões sobre a pesquisa na formação de professores/educadores ambientais. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 9, n. 1, p. 110-119, 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8857> Acesso em: 25 de abril 2019.

GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira; INFORSATO, Edson do Carmo. A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300016&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 3a ed. Porto Alegre. Mediação. 2001.

HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim; OLIVEIRA, Haydée Torres de; SOUTO, Francisco José Bezerra. Uma contribuição da educação ambiental crítica para (des)construção do olhar sobre a seca no semiárido baiano. Ciênc. educ. (Bauru), v. 22, n. 3, p. 615-633, Sept. 2016. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300615&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

INOCENCIO, Adalberto Ferdnando; SALVI, Rosana Figueiredo. O reverberar da crise ambiental: uma análise arqueológica dos discursos de professores de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 23, n. 3, p. 613-624, July 2017. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-3132017000300613&lng=en&nrm=isso>. Acesso em: 23 Mar. 2019.

KREUZ, Angela Maria. Temas mais pesquisados em Educação Ambiental, na Revista Brasileira de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 13, n. 3, p. 316-333, 2018. Disponível em:

< https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2605/1623 > Acesso em: 22 de mar 2019.

LIMA, Aguinel Messias de; OLIVEIRA, Haydée Torres de. A (re) construção dos conceitos de natureza, meio ambiente e educação ambiental por professores de duas escolas públicas. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 17, n. 2, p. 321-337, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200005&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

MACHADO, Aniara Ribeiro; MARQUES, Carlos Alberto; SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da. Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 22, n. 1, p. 23-42, Mar. 2016. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100023&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

MAGALHAES JUNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; TOMANIK, Eduardo Augusto. Representações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professores. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 181-199, 2013. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100013&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

MARTINS, José Pedro de Azevedo; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 24, n. 3, p. 581-598, Sept. 2018. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300581&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

MENDES, Regina; VAZ, Arnaldo. Educação Ambiental no ensino formal: as narrativas de suas experiências e perspectivas. Educ. rev. Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 395-411, dez. 2009. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300019&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 de março de 2019.

NIGRO, Rogério Gonçalves; AZEVEDO, Maria Nizete. Ensino de ciências no fundamental 1: perfil de um grupo de professores em formação continuada num contexto de alfabetização científica. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 17, n. 3, p. 705-720, 2011. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000300012&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

PICCININI, Cláudia Lino. O discurso sobre a consciência em memoriais de educadores ambientais. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 17, n. 3, p. 679-692, 2011. Disponível em

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000300010&lng=en&nrm=iso >. Acesso em 23 MAR. 2019.

OBARA, Ana Tiyomi et al. Environmental education in the Upper Paraná River floodplain, municipality of Porto Rico (Paraná State), Brazil. Braz. J. Biol. São Carlos, v. 69, n. 2, supl. p. 627-635, junho de 2009. Disponível em

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-69842009000300017&lng=en&nrm=iso >. Acesso em 23 de março de 2019.

OBARA, Ana Tiyomi et al. Environmental education for sustainable management of the basins of the rivers Pirapó, Paranapanema III and Parapanema IV. Braz. J. Biol. São Carlos, v. 75, n. 4, supl. 2, p. 137-147, dezembro de 2015. Disponível em

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-69842015000900137&lng=en&nrm=iso >. Acesso em 23 de março de 2019.

PELEGRINI, Djalma Ferreira; VLACH, Vânia Rúbia Farias. As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem. Soc. nat. (Online), Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 187-196, AGO. 2011. Disponível em

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-45132011000200003&lng=en&nrm=iso >. Acesso em 23 Mar. 2019.

REIGOTA, Marcos. O estado da arte da pesquisa em educação ambiental no Brasil. Pesquisa em educação ambiental, v. 2, n. 1, p. 33-66, 2007. Disponível em:

<http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/download/6130/4491 > Acesso em: 22 de mar 2019.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2009.

SANTOS, Vânia Maria Nunes dos; JACOBI, Pedro Roberto. Formação de professores e cidadania: projetos escolares no estudo do ambiente. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 37, n. 2, p. 263-278, Aug. 2011. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000200004&lng=en&nrm=iso >. Acesso em 23 Mar. 2019.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: Sato, Michèle; Carvalho, Isabel Cristina de Moura (orgs) Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre, Artmed, 2008.

SILVA, Rosana Louro Ferreira. Leitura de imagens da mídia e educação ambiental: contribuições para a formação de professores. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 277-297, Aug. 2010. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000200013&lng=en&nrm=iso >. Acesso em 23 Mar. 2019.

TEIXEIRA, Catarina; ALVES, Jacqueline Magalhães. Mobilização do conhecimento socioambiental de professores por meio do desenvolvimento de ações para conservação de nascentes urbanas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 769-792, Dec. 2015. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000300769&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

TEIXEIRA, Cristina; TORALES, Marília Andrade. A questão ambiental e a formação de professores para a educação básica: um olhar sobre as licenciaturas. Educ. rev., Curitiba, n. spe3, p. 127-144, 2014. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000700009&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos et al. A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 19, n. 2, p. 359-377, 2013. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200009&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 23 Mar. 2019.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educ. Rev., Curitiba, n. spe3, p. 145-162, 2014. Disponível em:

< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000700010&lng=en&nrm=iso >. Acesso em:

Mar. 2019.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

Published

2021-04-23

How to Cite

Sales, R. de O., Bicalho, M. G. P., & Santos, T. M. (2021). The discussion of subjectivity in the theoretical production on Environmental Education and Biology teachers’ training. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 158–177. https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.11694