Metodologias participativas e emergência climática:
discussões a partir de atividades didáticas de Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15638Palavras-chave:
Educação Ambiental, Emergência Climática, Metodologias ParticipativasResumo
A presente pesquisa fez uso de metodologias participativas em atividades pedagógicas de Educação Ambiental para discussões sobre emergência climática no ensino básico. A interdisciplinaridade foi intensificada através da participação de educadores de diferentes áreas do saber, o que propiciou um debate mais amplo e, a posterior realização de um evento pelos estudantes, evidenciou seu protagonismo em relação ao tema. Considera-se que metodologias participativas favorecem o entendimento da complexidade conjuntural vivenciada no que tange a temática da emergência climática, suas causas, consequências e soluções, potencializando o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que essencialmente posicionam o educando como sujeito ativo nas tomadas de decisões.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Departamento de Educação Ambiental. Educação Ambiental e Mudanças Climáticas: diálogo necessário num mundo em transição. Série EducAtiva Parâmetros e diretrizes para a Política Nacional de Educação Ambiental no contexto das Mudanças Climáticas causadas pela ação humana. Texto: Irineu Tamaio. Brasília/DF, junho de 2013.
BUBER, Martin. Eu e Tu. Trad. Newton Aquiles. 2 ed. São Paulo. Morais. 1974.
COSTA, Antônio Carlos Gomes da; VIEIRA, Maria Adenil. Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação democrática. 2. ed. São Paulo: FTD, 2006.
DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação. Pelotas. n. 45, p. 57-67, maio/agosto, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em: 17 de abr. 2023.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In. DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (Orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DINIZ, Thaisa Cristina; CALEFI, Paulo Sérgio. Contribuições do Role-Play na Educação Ambiental para a Formação Integral. Sisyphus Journal of Education, v. 10, n. 01, p. 100-126, 2022. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/25512. Acesso em: 18 de abr. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GRANDISOLI, Edson; TORRES, Pedro Henrique Campello; JACOBI, Pedro Roberto; TOLEDO, Renata Ferraz de; COUTINHO, Sonia Maria Viggiani; SANTOS, Kauê Lopes dos. Novos temas em emergência climática: para os ensinos fundamental e médio. [recurso eletrônico] – São Paulo: IEE-USP, 2021. 112p: il. ISBN 978-65-88109-08-3. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/711. Acesso em: 17 de abr. 2023.
KOTERA, Yasuhiro; RICHARDSON, Miles; SHEFFIELD, David. Effects of Shinrin-Yoku (Forest Bathing) and Nature Therapy on Mental Health: a Systematic Review and Meta-analysis. Int J Ment Health Addiction, v. 20, p. 337–361, 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11469-020-00363-4. Acesso em: 17 de abr. 2023.
KRAHENBUHL, Cynthia de Lima. Educação Política na Prática: jogos e dinâmicas participativas. Cadernos Adenauer, v. XVII, n. 1, p. 91-108, 2016.
KROHLING PERUZZO, Cicilia M. Pressupostos epistemológicos e metodológicos da pesquisa participativa: da observação participante à pesquisa-ação. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, vol. XXIII, n. 3, p. 161-190, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31652406009. Acesso em: 18 de abr. 2023.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Mapeando as Macro-Tendências Político-Pedagógicas da Educação Ambiental Contemporânea no Brasil. Ambiente & Sociedade. São Paulo. v. XVII, n. 1, p. 23-40, jan./mar., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/. Acesso em: 17 mar. 2023.
LI, Qing. Effets des forêts et des bains de forêt (shinrin-yoku) sur la santé humaine: une revue de la literature. Santé Publique. v. 1, p. 135-143, 2019. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-sante-publique-2019-HS1-page-135.htm. Aceso em: 17 de abr. 2023.
MACY, Joanna; BROWN, Molly Young. Nossa vida como gaia: práticas para reconectar nossas vidas e nosso mundo. São Paulo: Gaia, 2004.
MARIN, Andreia Aparecida. A Educação Ambiental nos Caminhos da Sensibilidade Estética. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 277-290, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1260. Acesso em: 20 mai. 2023.
MOURÃO, José Henrique; FERRAZ, Henrique. Banhos na Floresta. PERCURSOS & IDEIAS, v. 12, p. 38-45, 2022. Disponível em: https://percursoseideias.iscet.pt/index.php/tur2022n120006/. Acesso em: 15 de abr. 2023.
RACINE, Nicole; MCARTHUR, Brae Anne; COOKE, Jessica E.; EIRICH, Rachel; ZHU, Jenney; MADIGAN, Sheri. Global Prevalence of Depressive and Anxiety Symptoms in Children and Adolescents During COVID-19. JAMA Netw Open, vol 11, n. 175, p. 1142-1150, 2021. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2782796. Acesso em: 17 de abr. 2023.
SANTOS, Daniela de Almeida dos. A complexidade envolvida na prática da educação ambiental pelos professores no contexto escolar. Guarapuava, 2019. viii, 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, área de concentração em Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática, 2019. Inclui Produto Educacional intitulado: Contribuições para prática da educação ambiental a partir de uma perspectiva socioambiental e multidimensional.
SELBY, David; KAGAWA, Fumiyo. Mudança climática em sala de aula: curso da UNESCO para professores secundários (fundamental II e ensino médio) sobre educação em mudança climática e desenvolvimento sustentável (EMCDS) - Brasília: UNESCO, 2014. v.1, il., mapas. Incl. Bibl. ISBN: 978-85-7652-193-8.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. GRUPO DE TRABALHO CRIANÇA, ADOLESCENTE E NATUREZA (2019-2021). O papel da natureza na recuperação da saúde e bem-estar das crianças e adolescentes durante e após a pandemia de COVID-19. 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/o-papel-da-natureza-na-recuperacao-da-saude-e-bem-estar-das-criancas-e-adolescentes-durante-e-apos-a-pandemia-de-covid-19/. Acesso em: 17 de abr. 2023.
SORRENTINO, Marcos; TRAJBER, Rachel; MENDONÇA, Patrícia; FERRARO JUNIOR, Luiz Antonio. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Pesquisa em educação ambiental na universidade: produção de conhecimentos e ação educativa. In: TALAMONI, Jandira Liria Biscalquini; SAMPAIO, Aloísio Costa. (Org.). Educação ambiental: da prática pedagógica à cidadania. São Paulo: Escrituras Editora, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.