Ecologia como uma sinfonia da vida, das vozes do semiárido ao pertencimento planetário: uma rede conectada de sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11681Palavras-chave:
identidade terrena, partilha de saberes, ecologia integralResumo
Reconhecendo a importância dos saberes tradicionais para a sociobiodiversidade, esta pesquisa tem como objetivo descrever as práticas identificadas a partir do Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) e relacionar as experiências de histórias de vida oral de agricultores familiares no Sertão Paraibano com a ecologia profunda e noção de pertencimento à Terra. A metodologia utilizada foi qualitativa, realizada por meio de observação direta das práticas cotidianas, em que se observou que as atividades de reciclagem, reuso, cuidados com o manejo correto da terra, da adubação orgânica e uso de defensivos naturais e da criação animal ecológica foram mitigadoras de impactos ambientais e representam relações de responsabilidade ambiental. Com os relatos de história de vida, percebeu-se o sentimento de pertencimento à Terra e à realidade semiárida, configurando uma reestruturação do modo de vida dos sujeitos que vivem na região estudada.
Downloads
Referências
AGUIAR, Maria Ivanilda de; MAIA, Stoecio Malta Ferreira; OLIVEIRA, Teógenes Senna de; MENDONÇA, Eduardo Sá; ARAUJO FILHO, João Ambrósio. Perdas de solo, água e nutrientes em sistemas agroflorestais no município de Sobral, CE. Revista Ciência Agronômica, v.37, n.3, p.270-278, 2006.
ALVIM, Ronaldo Alves Gomes. Ecologia Humana: da Visão Acadêmica aos Temas Atuais. Maceió: Editora EDUFAL, 2012.
ALMEIDA, Maria da Conceição. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. 2. ed. Revisada e ampliada, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
BAPTISTA, Naidison de Quintela; CAMPOS, Carlos Humberto. Educação contextualizada no semiárido. In: IRIOCONTI, Irio Luiz; SCHOREDER, Edni Oscar (orgs). Convivência com o Semiárido Brasileiro: autonomia e protagonismo social. Brasília: 26 Editora IABS, 2013.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano-compaixão pela terra. Petrópolis (RJ): Editora Vozes; 1999.
BOHM, David. A totalidade e a ordem implicada: uma nova percepção da realidade. São Paulo: Editora Madras, 2008.
BOMFIM, Luciano Sergio Ventin. No Brasil, a Ecologia Humana é um paradigma científico ou outro tipo de ciência emergente? Revista Ecologias Humanas, v. 2, n. 2, p. 99-122, 2016.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. O que é filosofia? - Tradução de Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
FEAB, (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil). Estágios Interdisciplinares de Vivência. Santa Maria: Núcleo de Trabalho Permanente em Movimentos Sociais, p. 57, 2005.
GUALDEZ, Jean Michel da Silva; SILVA, Rosicléia da; BRITO, Aline Dias; CARVALHO, Carlos Anderson Sousa de; BATISTA, Maria Grings. A descoberta de outra realidade: uma experiência no Assentamento Benedito Alves Bandeira (BAB) no Município do Acará, Pará. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Anais. VI CLAA, X CBA e V SEMDF, v. 13, n. 1, jul. 2018.
HEISENBERG, Werner Karl. A parte e o todo: Encontros e conversas sobre física, filosofia, religião e política. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1996.
HEISENBERG, Werner Karl. A ordenação da realidade. Traduzido por Marcos Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Editora Forense universitária, 2009.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, v. 19, n. 2, p. 04-27, 2011.
LOUREIRO, Carlos Frederico; LAYRARGUES, Philippe Pomier. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de Aliança contra hegemônica. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 53-71, jan./abr., 2013.
MARQUES, Juracy. (2014). Ecologias Humanas. Feira de Santana: Editora Universidade Estadual de Feira de Santana, 2014.
MORIN, Edgar. O método 3: Conhecimento do conhecimento. Edgar Morin; Tradução Juremir Machado da Silva. 5 ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; DOMINGO, Raúl Motta. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
MIRA, Feliciano José Borralho de; AMÂNCIO, Wellington da Silva; ANDRADE, Maria José Gomes de. A Ecologia Humana e as gentes do sertão nordestino. In: SANTOS, Carlos Alberto B. dos; NOGUEIRA, Eliane Maria de Souza; ANDRADE, Maria José Gomes de; ANDRADE, Wbaneide Martins de (Orgs). Os saberes populares no viés da Ecologia Humana. Paulo Afonso: Editora Sociedade Brasileira de Ecologia Humana, 2016.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2006.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Editora Record, 74. ed, 1998.
SILVA, Francisco Lucas da. Um sábio na natureza. ALMEIDA, Maria da Conceição; SEVERO, Thiago Emmanuel Araújo (Orgs.). Natal: Editora IFRN, 2015.
SILVA, Ioná Pereira da; BOMFIM, Luciano Sergio Ventin. O Télos da Ecologia Humana no Brasil e sua interface com as populações tradicionais. Acta Brasiliensis, v. 3, n. 1, p. 35-39, 2019.
VERGANE, Tereza. Matemática e linguagem (s): Olhares interativos e transculturais. Lisboa: Editora Pandora, 2002.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Tradução de Daniel Grassi. Porto Alegre: Editora Bookmann, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.