Manoel de Barros: a obra Memórias inventadas “segunda infância” como recurso didático em atividades de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4721

Palavras-chave:

Memórias Inventadas / Ensino Fundamental / Material didático

Resumo

Atualmente refletir sobre a Educação Ambiental no Brasil tem sido desafiador, principalmente na estrutura curricular da Educação Brasileira, para isso essa pesquisa foi construída com o objetivo de pensar a obra Memórias Inventadas “Segunda Infância” de autoria do Manoel de Barros como recurso didático e transdisciplinaridade para o ensino em Educação Ambiental, nos anos do Ensino Fundamental de Mato Grosso do Sul. O autor destacado é sul matogrossense e utiliza em suas obras o cenário do estado, especificamente o Pantanal como configuração do seu espaço vivido. Este projeto será desenvolvido por meio da construção teórico-metodológica qualitativa, aborda como método a dialética, parte-se da tese de que o material didático disponível dificulta a realização da interface entre o vivido cotidianamente pelo educando e o conteúdo curricular e transversal previsto no Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Cristina Macorini Ocon, Universidade Estadual de Maringá

Débora Cristina Macorini Ocon Lincenciada e Bacharel em Geografia - UFMS Esp. Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - FIOCRUZ Esp. Educação Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis - UFMS Mestrado em Geografia - UFGD Doutoranda em Geografia - UEM

Referências

AB´SABER, Aziz. Os domínios de Natureza no Brasil. Potencialidades Paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ALTVATER, Elmar. Introdução: porque o desenvolvimento é contrário ao meio ambiente. In.: O preço da Riqueza. São Paulo: Unesp, 1995.

BARROS, Manoel. Memórias Inventadas “A segunda infância”. São Paulo: Planeta, 2006.

CIDADE, Lúcia Coni. Visões de mundo, visões da Natureza e a formação de paradigmas geográficos. In.: Revista Terra Livre n° 17. São Paulo: AGB, 2001, p. 99 – 118.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: GAIA, 2004.

FILIZOLA, Roberto & KOZEL, Salete. Teoria e Prática do Ensino de Geografia. São Paulo: FDT, 2009.

GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene & RODRIGUES Rauer Ribeiro. Manoel de Barros: rebelde amor diante da tradição. Revista on-line de Literatura. Disponível em http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/2137, acessado em dez/2013.

LINHARES, Andrea Regina Fernandes. Memórias Inventadas: figurações do Sujeito na escrita autobiográfica de Manoel de Barros. Dissertação de Mestrado. FURG: Porto Alegre, 2006.

PEREIRA, Kely Adriane Brandão. Educação Ambiental em uma escola agrícola de Campo Grande-MS: que saberes, que práticas e que resultados. Dissertação de Mestrado em Educação. UCDB: Campo Grande, 2007.

MACEDO, Ricardo Marques & MIYAZAKI, Tieko Yamaguchi. De raízes crianceiras: uma leitura sobre o Espaço e o ser em Manoel de Barros. Disponível www.funecsantafe.edu.br, acessado em dez/2013.

MENDONÇA Francisco & KOZEL Salete (orgs.). Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea. Curitiba: UFPR, 2002.

Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394/96, Lei nº 9.795/99, Resolução nº 02/12.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Macorini Ocon, D. C. (2014). Manoel de Barros: a obra Memórias inventadas “segunda infância” como recurso didático em atividades de Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 280–295. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4721

Edição

Seção

Artigos