Manoel de Barros: a obra Memórias inventadas “segunda infância” como recurso didático em atividades de Educação Ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4721

Palabras clave:

Memórias Inventadas / Ensino Fundamental / Material didático

Resumen

Atualmente refletir sobre a Educação Ambiental no Brasil tem sido desafiador, principalmente na estrutura curricular da Educação Brasileira, para isso essa pesquisa foi construída com o objetivo de pensar a obra Memórias Inventadas “Segunda Infância” de autoria do Manoel de Barros como recurso didático e transdisciplinaridade para o ensino em Educação Ambiental, nos anos do Ensino Fundamental de Mato Grosso do Sul. O autor destacado é sul matogrossense e utiliza em suas obras o cenário do estado, especificamente o Pantanal como configuração do seu espaço vivido. Este projeto será desenvolvido por meio da construção teórico-metodológica qualitativa, aborda como método a dialética, parte-se da tese de que o material didático disponível dificulta a realização da interface entre o vivido cotidianamente pelo educando e o conteúdo curricular e transversal previsto no Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso do Sul.

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Biografía del autor/a

Débora Cristina Macorini Ocon, Universidade Estadual de Maringá

Débora Cristina Macorini Ocon Lincenciada e Bacharel em Geografia - UFMS Esp. Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - FIOCRUZ Esp. Educação Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis - UFMS Mestrado em Geografia - UFGD Doutoranda em Geografia - UEM

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Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394/96, Lei nº 9.795/99, Resolução nº 02/12.

Publicado

2014-12-29

Cómo citar

Macorini Ocon, D. C. (2014). Manoel de Barros: a obra Memórias inventadas “segunda infância” como recurso didático em atividades de Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 280–295. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4721

Número

Sección

Artigos