O TURISMO RURAL PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA FAZENDA QUINTA DA ESTÂNCIA GRANDE – VIAMÃO (RS)

Autores

  • Angela Luciane Klein Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
  • Alessandra Troian Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3197

Palavras-chave:

Turismo Rural Pedagógico, Educação Ambiental, Educação Infantil.

Resumo

A compreensão de que a educação ambiental na atual conjuntura contempla ações educativas que vão muito além da sala de aula assinala a necessidade da incorporação de práticas de ensino inovadoras, que estejam vinculadas a experiências concretas. Nesse contexto, destaca-se o turismo rural pedagógico, representado por um conjunto de atividades práticas desenvolvidos no âmbito das propriedades rurais e que utiliza como recurso didático as atividades agropecuárias e os recursos naturais e culturais presentes nestes locais. Partindo desses pressupostos, o presente artigo busca analisar as contribuições do turismo rural pedagógico no processo de educação ambiental infantil. Para isso, realizou-se entrevistas com cinco monitores da Fazenda Quinta da Estância Grande, localizada no município de Viamão (RS), além da observação e o acompanhamento de três turmas de educação infantil enquanto elas realizavam uma visita na propriedade no ano de 2006. Constatou-se que as atividades pedagógicas desenvolvidas na Fazenda representam estratégias de ensino eficazes para a educação ambiental, uma vez que possibilitam às crianças o contato direto com diferentes elementos da natureza, por meio de experiências concretas realizadas ao ar livre.

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Biografia do Autor

Angela Luciane Klein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Pedagoga (UFSM), especialista em Educação Ambiental (UFSM) e Mestranda em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -

Alessandra Troian, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (UERGS), Mestre em Extensão Rural (UFSM), Doutoranda em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Agrônomo (UEL), Mestre em Extensão Rural (USFM), Doutor em Engenharia Agrícola (UNICAMP) e Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

2012-12-12

Como Citar

Klein, A. L., Troian, A., & Souza, M. de. (2012). O TURISMO RURAL PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA FAZENDA QUINTA DA ESTÂNCIA GRANDE – VIAMÃO (RS). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3197