O TURISMO RURAL PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA FAZENDA QUINTA DA ESTÂNCIA GRANDE – VIAMÃO (RS)

Angela Luciane Klein, Alessandra Troian, Marcelino de Souza

Resumo


A compreensão de que a educação ambiental na atual conjuntura contempla ações educativas que vão muito
além da sala de aula assinala a necessidade da incorporação de práticas de ensino inovadoras, que estejam
vinculadas a experiências concretas. Nesse contexto, destaca-se o turismo rural pedagógico, representado por um conjunto de atividades práticas desenvolvidos no âmbito das propriedades rurais e que utiliza como recurso
didático as atividades agropecuárias e os recursos naturais e culturais presentes nestes locais. Partindo desses
pressupostos, o presente artigo busca analisar as contribuições do turismo rural pedagógico no processo de
educação ambiental infantil. Para isso, realizou-se entrevistas com cinco monitores da Fazenda Quinta da
Estância Grande, localizada no município de Viamão (RS), além da observação e o acompanhamento de três
turmas de educação infantil enquanto elas realizavam uma visita na propriedade no ano de 2006. Constatou-se
que as atividades pedagógicas desenvolvidas na Fazenda representam estratégias de ensino eficazes para a
educação ambiental, uma vez que possibilitam às crianças o contato direto com diferentes elementos da natureza,
por meio de experiências concretas realizadas ao ar livre.

Palavras-chave


Turismo Rural Pedagógico, Educação Ambiental, Educação Infantil.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3197

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