O TURISMO RURAL PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA FAZENDA QUINTA DA ESTÂNCIA GRANDE – VIAMÃO (RS)
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3197Palavras-chave:
Turismo Rural Pedagógico, Educação Ambiental, Educação Infantil.Resumo
A compreensão de que a educação ambiental na atual conjuntura contempla ações educativas que vão muito além da sala de aula assinala a necessidade da incorporação de práticas de ensino inovadoras, que estejam vinculadas a experiências concretas. Nesse contexto, destaca-se o turismo rural pedagógico, representado por um conjunto de atividades práticas desenvolvidos no âmbito das propriedades rurais e que utiliza como recurso didático as atividades agropecuárias e os recursos naturais e culturais presentes nestes locais. Partindo desses pressupostos, o presente artigo busca analisar as contribuições do turismo rural pedagógico no processo de educação ambiental infantil. Para isso, realizou-se entrevistas com cinco monitores da Fazenda Quinta da Estância Grande, localizada no município de Viamão (RS), além da observação e o acompanhamento de três turmas de educação infantil enquanto elas realizavam uma visita na propriedade no ano de 2006. Constatou-se que as atividades pedagógicas desenvolvidas na Fazenda representam estratégias de ensino eficazes para a educação ambiental, uma vez que possibilitam às crianças o contato direto com diferentes elementos da natureza, por meio de experiências concretas realizadas ao ar livre.Downloads
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Publicado
2012-12-12
Como Citar
Klein, A. L., Troian, A., & Souza, M. de. (2012). O TURISMO RURAL PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA FAZENDA QUINTA DA ESTÂNCIA GRANDE – VIAMÃO (RS). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3197
Edição
Seção
Artigos