Notas sobre turismo indígena e educação Ambiental a partir de uma experiência etnográfica em andamento junto aos Mbya-Guarani em Domingos Petroline –RS<br>Notes on indigenous tourism and environmental education based on an ethnographic experience in progress with the Mbya-Guarani in Domingos Petroline -RS<br>Notas sobre turismo indígena y educación ambiental a partir de una experiencia etnográfica en marcha junto a los Mbya-Guaraní en Domingos Petroline -RS

Autores

  • Daciene Oliveira
  • Gianpaolo Adomilli
  • Mártin Cesar Tempass

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8914

Palavras-chave:

Mbya Guarani. Educação ambiental. Turismo.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre os saberes dos Mbya-Guarani em relação ao ambiente em que vivem e produzem conhecimento, buscando articulações entre esses conhecimentos, a educação ambiental e o turismo. Para isto, apresenta-se alguns dados levantados a partir de uma pesquisa etnográfica em andamento junto aos Mbya Guarani, que ocupam duas áreas na região de Domingos Petroline, distrito rural da cidade de Rio Grande /RS. Cercados por árvores, rios, terras férteis para plantio e animais silvestres, diferentemente das demais aldeias da etnia, em Domingos Petroline os Mbya Guarani desfrutam de um ambiente favorável para suas atividades tradicionais, para a sua produção e reprodução cultural. The present article aims to present a reflection on the knowledge of the Mbya-Guarani in relation to the environment in which they live and produce knowledge, seeking links between this knowledge, environmental education and tourism. For this, we present some data from an ethnographic research in progress with the Mbya Guarani, which occupy two areas in the region of Domingos Petroline, rural district of the city of Rio Grande / RS. Surrounded by trees, rivers, fertile land for planting and wild animals, unlike the other ethnic villages, in Domingos Petroline the Mbya Guarani enjoy a favorable environment for their traditional activities, for their production and cultural reproduction. El presente artículo tiene como objetivo presentar una reflexión sobre los saberes de los Mbya-Guaraní en relación al ambiente en que viven y producen conocimiento, buscando articulaciones entre esos conocimientos, la educación ambiental y el turismo. Para ello, se presentan algunos datos levantados a partir de una investigación etnográfica en marcha junto a los Mbya Guaraní, que ocupan dos áreas en la región de Domingos Petroline, distrito rural de la ciudad de Rio Grande / RS. En los domingos Petroline los Mbya Guarani disfrutan de un ambiente favorable para sus actividades tradicionales, para su producción y reproducción cultural.

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Biografia do Autor

Daciene Oliveira

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Faculdade Anhanguera de Pelotas (2015), Graduação em Arqueologia Bacharelado - FURG (em andamento), membro do Núcleo de Estudos sobre Populações Costeiras e Saberes Tradicionais - NECO/FURG.

Gianpaolo Adomilli

Possui bacharelado em Ciências Sociais (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestrado (2003) e doutorado (2007) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande –FURG.

Mártin Cesar Tempass

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais, Mestre em Antropologia Social, Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

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Publicado

2019-04-17

Como Citar

Oliveira, D., Adomilli, G., & Tempass, M. C. (2019). Notas sobre turismo indígena e educação Ambiental a partir de uma experiência etnográfica em andamento junto aos Mbya-Guarani em Domingos Petroline –RS<br>Notes on indigenous tourism and environmental education based on an ethnographic experience in progress with the Mbya-Guarani in Domingos Petroline -RS<br>Notas sobre turismo indígena y educación ambiental a partir de una experiencia etnográfica en marcha junto a los Mbya-Guaraní en Domingos Petroline -RS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (2), 273–286. https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8914

Edição

Seção

Artigos