Educação ambiental em propriedades rurais pedagógicas: um mundo de experiências, sabores e saberes
Environmental education in pedagogical rural farms: a world of experiences, flavors and knowledge

Angela Luciane Klein, Marcelino de Souza, Alessandra Troian

Resumo


O presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel desempenhado pelas propriedades rurais pedagógicas na promoção da educação ambiental. A análise tem como base os resultados de uma pesquisa realizada em propriedades rurais que integram o Roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS) e o projeto ‘Viva Ciranda’, de Joinville (SC). Metodologicamente, utilizou-se a observação das atividades educativas propostas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 proprietários, donos de propriedades que desenvolvem atividades com crianças, e 22 professores, responsáveis pelas turmas que visitaram estes espaços. Como principais resultados, evidenciaram-se as múltiplas experiências práticas possibilitadas aos alunos, onde os sentidos são constantemente estimulados pelos sabores, cheiros, cores e sons. Conclui-se que essas propriedades constituem verdadeiros laboratórios de aprendizagens que contribuem sobremaneira para o processo de educação ambiental e valorização da natureza.

Palavras-chave


Propriedades rurais pedagógicas. Experiências educativas. Educação Ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4375

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