Práticas lúdicas de educação ambiental e justiça climática no Nordeste para a primeira infância

Autores

  • Meire Rosa Ferreira Boaventura Universidade Federal da Bahia
  • João de Araújo Ramos Neto Universidade Federal da Bahia
  • Paula Ivani Medeiros dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19405

Palavras-chave:

Justiça climática; infância; horta pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta uma intervenção lúdico-pedagógica voltada à Educação Ambiental e à Justiça climática, realizada com crianças de uma escola municipal de Salvador (BA). A partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada na Educação Ambiental crítica, na ecocidadania e no protagonismo infantil, o projeto promoveu vivências mediadas através de uma horta pedagógica. As ações contemplaram rodas de conversa, narrativas literárias e práticas de cuidado com a Natureza, visando à (re)construção da identidade ambiental das crianças, com vistas a uma formação ecocidadã. Resultados iniciais indicaram efeitos positivos no surgimento de atitudes de pertencimento, empatia e cuidado, reforçando que a infância é o solo fértil para semear ideais socioambientais e imaginar outros mundos possíveis. Conclui-se que práticas lúdico-sensíveis no âmbito da Educação Ambiental nos primeiros anos escolares têm alto potencial formativo.

 

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Biografia do Autor

Meire Rosa Ferreira Boaventura, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia.

João de Araújo Ramos Neto, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Bahia da Universidade Federal da Bahia.

Paula Ivani Medeiros dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Rosa Ferreira Boaventura, M., de Araújo Ramos Neto, J., & Ivani Medeiros dos Santos, P. (2025). Práticas lúdicas de educação ambiental e justiça climática no Nordeste para a primeira infância . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 242–262. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19405

Edição

Seção

Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste - Relatos de Experiências