UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3233Palavras-chave:
educação ambiental, mediação didática, temas transversais, ensino de Geografia.Resumo
O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Geografia em uma turma de 7º ano/6º série do ensino fundamental como parte das ações de avaliação do potencial mediador do material didático Probio-EA. O conjunto de lâminas de portifólios do material didático não foi utilizado diretamente em sala de aula, mas seus temas e assuntos foram adaptados à sequência pedagógica planejada para a turma, que incluía o estudo por regiões geoeconômicas brasileiras, mantendo o foco basicamente nos conflitos socioambientais. Portanto, os biomas abordados no material didático Probio-EA eram apresentados à medida que estes se faziam presentes nas regiões geo-econômicas estudadas. Já as ações positivas não foram trabalhadas como questões pontuais, como as apresentadas nos portifólios, extensamente desenvolvidas, mas na forma de considerações paralelas aos conflitos socioambientais, no sentido de formar o espírito crítico dos alunos. O material didático do Probio-EA foi considerado um subsídio a mais para promover aulas com dinâmicas diferenciadas, para fornecer conhecimento complementar e ser mais incisivo em questões que o livro didático dos alunos não contempla ou trata de forma superficial, mostrando como se dá essa relação entre o social e o ambiental na busca da sustentabilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-01-09
Como Citar
D’Almeida, M. L., Fetter, R., Germanos, E., Gomes, M. R., Oliveira, C. H. de, & Saito, C. H. (2013). UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROBIO-EA EM DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3233
Edição
Seção
Artigos