RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR

Autores

  • Symone Christine de Santana Araújo Universidade de Brasília, UNB, Brasília/DF.
  • Carlos Hiroo Saito Universidade de Brasília, UNB, Brasília/DF.
  • Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles Universidade de Brasília, UNB, Brasília/DF.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2919

Palavras-chave:

Raciocínio Qualitativo, modelos qualitativos, aprendizado, qualidade da água.

Resumo

A modelagem baseada em Raciocínio Qualitativo (RQ) auxilia no processo de aprendizagem do modelador. O RQ é um poderoso fundamento para a geração de explicações, porque os comportamentos de interesse do sistema modelado são explicitamente modelados em termos de componentes relevantes, processos, relações causais, espaços quantitativos, premissas e estados qualitativos. Os modelos baseados em RQ, modelos qualitativos, permitem lidar com questões, problemas, tarefas e explicações nos níveis conceitual e intuitivo. Nos modelos qualitativos propostos o RQ proporciona oportunidades de aprendizagem sobre os mecanismos que determinam a qualidade da água, em termos da dinâmica do Oxigênio Dissolvido (OD), e sobre o processo de modelagem em si. A experiência adquirida ao modelar permitiu ao modelador ampliar o seu conhecimento sobre o sistema modelado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Symone Christine de Santana Araújo, Universidade de Brasília, UNB, Brasília/DF.

Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Fundação Universidade Federal de Sergipe (1997) . Atualmente é Técnico de Nível Superior da Fundação Universidade Federal de Sergipe.

Carlos Hiroo Saito, Universidade de Brasília, UNB, Brasília/DF.

Programa de Pós-Graduação em Ecologia. Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília.

Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles, Universidade de Brasília, UNB, Brasília/DF.

Programa de Pós-Graduação em Ecologia. Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UnB.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

Araújo, S. C. de S., Saito, C. H., & Salles, P. S. B. de A. (2012). RACIOCÍNIO QUALITATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO – EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA AO MODELAR. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2919