Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo

Autores

  • Priscilla Mona Amorim Universidade Federal de Mato Grosso
  • Regina Aparecida Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Michèle Tomoko Sato Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7204

Palavras-chave:

Água, Quilombolas, Educação Ambiental.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo compreender a percepção que os quilombolas de Mata Cavalo têm sobre a água. O aporte metodológico utilizado foi a Cartografia do Imaginário que proporcionou muitas formas de interpretar. Foram realizados trabalhos de campo com entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados percebem a água como algo essencial à vida e apontam que as ações humanas têm afetado na sua qualidade e disponibilidade. As temáticas “água e educação ambiental” são trabalhadas pontualmente na escola da comunidade, fato que dificultou a compreensão sobre os problemas socioambientais vivenciados cotidianamente. A escassez da água é uma das mais dramáticas consequências das mudanças climáticas, por isso é necessário que a educação ambiental enfatize este problema enfrentado pelos quilombolas, pois isso os fragiliza e, juntamente com o descaso do poder público, os tornam ainda mais vulneráveis às injustiças ambientais. La investigación tuvo como objetivo comprender la percepción que los quilombolas de Mata Caballo tienen sobre el agua. El aporte metodológico utilizado fue la Cartografía del Imaginario que proporcionó muchas formas de interpretar. Se realizaron trabajos de campo con entrevistas semiestructuradas. Los entrevistados perciben el agua como algo esencial a la vida y apuntan que las acciones humanas han afectado en su calidad y disponibilidad. Las temáticas "agua y educación ambiental" son trabajadas puntualmente en la escuela de la comunidad, hecho que dificultó la comprensión sobre los problemas socioambientales vivenciados cotidianamente. La escasez del agua es una de las consecuencias más dramáticas del cambio climático, por lo que es necesario que la educación ambiental enfatiza este problema enfrentado por los quilombolas, pues eso los fragiliza y, junto con el descuido del poder público, los hacen aún más vulnerables a las injusticias medioambientales. Our research had as objective to understand the perception of water by interviewing inhabitants from Mata Cavalo’s Quilombo. Our methodological contribution was Cartography of the Imaginary that gave us many ways to interpret the results. We conducted fieldwork with semi-structured interviews. The interviewees perceived the water as something essential to life and indicated that human actions have affected in your quality and availability. The themes about “water and environmental education” are not presented in the community school, that makes difficult for understanding the daily environmental problems. Because lack of potable water is one of the most dramatical consequences of climate change, environmental education must emphasize this problem faced by the Quilombolas, which weakens them and, together with the neglect of public power, makes them even more vulnerable to environmental injustices.

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Biografia do Autor

Priscilla Mona Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Geografia e Mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Regina Aparecida Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em licenciatura em ciências biológicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2011) e pós-doutorado em Educação pela UFMT.

Michèle Tomoko Sato, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Ciências Biológicas (São Paulo: UNISA, 1982), mestre em Filosofia (Norwich: University of East Anglia, 1992), doutora em ciências (São Carlos: UFSCar, 1997), e 2 estágios de pós-doutorado em Educação (Université du Quèbec à Montréal, Canadá, 2007 & Universidade A Coruña, Espanha, 2014).

Referências

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Amorim, P. M., Silva, R. A., & Sato, M. T. (2017). Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(3), 130–146. https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7204

Edição

Seção

Artigos