EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA: CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL EM ESCOLA DE REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICIPIO DE SÃO BENTO DO SUL – SC
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3836Palavras-chave:
água pluvial, água potável, economia de recursos hídricos.Resumo
Na escassez de recursos hídricos, na qual vive a população atualmente, devem-se buscar alternativas para situações onde não se exige um índice de qualidade da água para consumo. A utilização da água pluvial em residências, escolas e até mesmo em indústrias vem como uma necessidade, refletindo em economia de recursos hídricos e mesmo financeira. O objetivo deste trabalho foi elaborar um projeto e indicar sua viabilidade de instalação para captação de água da chuva, tendo como projeto-piloto uma escola da rede pública de ensino, situada no município de São Bento do Sul, Santa Catarina. A idéia de instalar o projeto em uma escola surgiu da importância que é o tema “água” atualmente, e da dificuldade de se trabalhar tal tema pelos docentes. De forma geral, os alunos apenas ouvem os professores comentar da importância da economia de recursos naturais no mundo, mas muitas vezes, não vivenciam tal atitude na localidade onde estão inseridos. Assim, pode-se aliar educação ambiental na teoria e na prática. Na primeira precipitação, a cisterna que armazena água pluvial, obteve um volume de 30 m3, resultando em menor volume de esgoto lançado nos cursos d’água e menor volume de água potável utilizada em situações que não exigem sua potabilidade. Este projeto auxiliará a escola em economia hídrica e, conseqüentemente, poderá investir em materiais de ensino para beneficiar alunos e professores.Downloads
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