COM-VIDA: dos documentos à sua implementação em duas escolas de Teresina, Piauí.

Raquel Sousa Valois, Rosa Maria Feiteiro Cavalari

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo analisar os documentos que norteiam a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), bem como a sua implementação em duas escolas públicas de Teresina, Piauí, buscando estabelecer aproximações e distanciamentos entre o proposto nos documentos oficiais e o efetivado. Entrevistas e análise documental foram utilizadas na análise dos dados. Os resultados apontam pouca mudança entre as versões dos documentos oficiais e, ao ser implementada nas escolas, a proposta da COM-VIDA foi modificada pelos participantes. Concluímos que o documento oficial é formado por partes prescritivas, mas oferece aos sujeitos a possibilidade de desenvolverem ações de acordo com a sua realidade. A COM-VIDA foi reinterpretada pelos envolvidos quando efetivada na prática, o que provocou mudanças nos princípios e objetivos da proposta inicial.

Palavras-chave


Política Pública; Educação Ambiental; COM-VIDA.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4652

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