COM-VIDA: dos documentos à sua implementação em duas escolas de Teresina, Piauí.

Autores/as

  • Raquel Sousa Valois Universidade Federal do Piauí
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4652

Palabras clave:

Política Pública, Educação Ambiental, COM-VIDA.

Resumen

Esse trabalho tem como objetivo analisar os documentos que norteiam a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), bem como a sua implementação em duas escolas públicas de Teresina, Piauí, buscando estabelecer aproximações e distanciamentos entre o proposto nos documentos oficiais e o efetivado. Entrevistas e análise documental foram utilizadas na análise dos dados. Os resultados apontam pouca mudança entre as versões dos documentos oficiais e, ao ser implementada nas escolas, a proposta da COM-VIDA foi modificada pelos participantes. Concluímos que o documento oficial é formado por partes prescritivas, mas oferece aos sujeitos a possibilidade de desenvolverem ações de acordo com a sua realidade. A COM-VIDA foi reinterpretada pelos envolvidos quando efetivada na prática, o que provocou mudanças nos princípios e objetivos da proposta inicial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Sousa Valois, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2010) e mestrado em Educação (Eixo Temático: Educação Ambiental) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professora auxiliar I da Universidade Federal do Piauí- UFPI, Campus Amilcar Ferreira Sobra- CAFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e ensino de ciências/biologia.

Publicado

2015-11-23

Cómo citar

Valois, R. S., & Cavalari, R. M. F. (2015). COM-VIDA: dos documentos à sua implementação em duas escolas de Teresina, Piauí. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 84–104. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4652