Educação ambiental crítica no processo de desenvolvimento do Grupo de Consumo Responsável Armazém de Economia Popular Solidária
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15508Palavras-chave:
grupo de consumo responsável, economia popular solidária, educação ambiental crítica, processos formativosResumo
Vivemos em uma sociedade em que o consumo é desenfreado e o modo de produção desumanizado. Em contrapartida, existem práticas de emancipação dos sujeitos, como os Grupos de Consumo Responsável - GCR. O objetivo deste estudo é apresentar as práticas pedagógicas do GCR Armazém de Economia Popular Solidária – Armazém de EPS e analisar o subsídio da Educação Ambiental Crítica - EAC a esse grupo, tendo como questionamento: quais são as contribuições da EAC para a emancipação e transformação dos sujeitos que compõem o GCR Armazém de EPS? A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre os conceitos de EPS, GCR e EAC, além de trabalhos acadêmicos sobre este GCR, e também foram feitas observações por uma das pesquisadoras. Os resultados mostram que esse GCR busca desenvolver processos formativos - baseados nas concepções da EAC -, continuados ou não, sobre os temas abordados. A análise desenvolvida neste trabalho fundamentou-se em Mészáros, Freire, Quintas, Loureiro e Carvalho.
Downloads
Referências
BRAGA, Maria Angelica Machado et al. Grupo de Consumo Responsável - GCR Armazém de Economia Popular Solidária: uma experiência libertadora e transformadora. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS, VII, 2020, São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020. p. 1225-1238.
CALABRÓ, Guilherme. Criando um Grupo de Consumo Responsável: Um Passo a Passo para Começar e Estabelecer um GCR. Piracicaba: Instituto Terra Mater, 2016.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A Educação Ambiental no Brasil. In: BRASIL. Ministério da Educação. Educação Ambiental no Brasil. Salto para o Futuro. TV Escola, Ano XVIII, Boletim 01, março de 2008.
CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL - CONIC; FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA - FBES. Economia Solidária: Outra economia a serviço da vida acontece. Campanha da Fraternidade Ecumênica, 2010.
FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. Cirandas. CIRANDAS, 2023. Disponível em: https://cirandas.net/. Acesso em: 12 dez, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. 3. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020a.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 41. ed Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020b.
GADOTTI, Moacir. Economia solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
INSTITUTO KAIRÓS. Levantamento do Perfil dos Grupos de Consumo no Brasil: Consumo Como Intervenção - Um Olhar Sobre As Experiências De Consumo Coletivo No Brasil. São Paulo, 2010.
INSTITUTO KAIRÓS; PISTELLI, Renata de Salles; MASCARENHAS, Thaís Silva. Organização de Grupos de Consumo Sustentável: Caminhos para práticas de consumo responsável. São Paulo: Instituto Kairós, 2011.
LOUREIRO, Carlos Frederico. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LOUREIRO, Carlos Frederico. Materialismo Histórico-Dialético e a Pesquisa em Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 9, n. 1, p. 53-68, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n1.p53-68. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n1.p53-68
MARX, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. Tradução: Jesus Ranieri. São Paulo: BoiTempo, 2010.
MASCARENHAS, Thais Silva; GONÇALVES, Juliana; BENSADON, Lígia Scarpa. A Atuação dos Grupos de Consumo Responsável no Brasil: Expressões de Práticas de Resistência e Intercâmbios em Rede. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO CONSUMO. ESTUDOS DO CONSUMO, VII; ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DO CONSUMO E I ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO CONSUMO, III.Anais [...]. Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2014.
MÉSZÁROS, István. A Educação para Além do Capital. 1930. Tradução: Isa Tavares. São Paulo: Boi Tempo, 2008.
PISTELLI, Renata de Salles Santos. Relações de Consumo Responsável em Educação: um diálogo com a Economia Popular e Solidária através da trajetória do Instituto Kairós. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
PUNTEL, Inácio et al. Núcleo de Consumo Responsável: Apresentando Alternativas ao Consumo. In: PRADO, Daniel Porciúncula; GONÇALVES, Carla Amorim Neves; DOMINGUES, Beatriz Spotorno. (org.). Extensão Universitária da FURG: a produção de conhecimentos a partir da prática extensionista. Rio Grande: Editora da FURG, 2020. p. 254-260.
QUINTAS, José Silva. A educação no processo de gestão ambiental. In: BRASIL. Ministério da Educação. Educação Ambiental no Brasil. Salto para o Futuro. TV Escola, Ano XVIII, Boletim 01, março de 2008.
RÊGO, Diego Ferreira de Almeida. A natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos Grupos de Consumo Responsável. 2014. Dissertação (Mestrado Multidisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social) - Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
SINGER, Paul. Introdução a Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. TECSOL, 2023. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/tecsol. Acesso em: 12 dez, 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico. A História do NUDESE. NUDESE FURG, 2023. Disponível em: https://nudese.furg.br/historia. Acesso em: 12 dez, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.