Educação ambiental crítica no processo de desenvolvimento do Grupo de Consumo Responsável Armazém de Economia Popular Solidária

Autores

  • Maria Angélica Machado Braga Universidade Federal de Rio Grande FURG
  • Danieli Veleda Moura Universidade Federal de Rio Grande FURG
  • Lúcia de Fátima Socoowski de Anello Universidade Federal de Rio Grande FURG https://orcid.org/0000-0002-9139-9584

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15508

Palavras-chave:

grupo de consumo responsável, economia popular solidária, educação ambiental crítica, processos formativos

Resumo

Vivemos em uma sociedade em que o consumo é desenfreado e o modo de produção desumanizado. Em contrapartida, existem práticas de emancipação dos sujeitos, como os Grupos de Consumo Responsável - GCR. O objetivo deste estudo é apresentar as práticas pedagógicas do GCR Armazém de Economia Popular Solidária – Armazém de EPS e analisar o subsídio da Educação Ambiental Crítica - EAC a esse grupo, tendo como questionamento: quais são as contribuições da EAC para a emancipação e transformação dos sujeitos que compõem o GCR Armazém de EPS? A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre os conceitos de EPS, GCR e EAC, além de trabalhos acadêmicos sobre este GCR, e também foram feitas observações por uma das pesquisadoras. Os resultados mostram que esse GCR busca desenvolver processos formativos - baseados nas concepções da EAC -, continuados ou não, sobre os temas abordados. A análise desenvolvida neste trabalho fundamentou-se em Mészáros, Freire, Quintas, Loureiro e Carvalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Machado Braga, Universidade Federal de Rio Grande FURG

Administradora de Empresas graduada na Universidade Federal do Rio Grande/FURG, Mestranda em Educação Ambiental na linha não-formal na mesma Universidade, Consultora de Empreendimentos Econômicos Solidários no Nucleo de Desenvolvimento Social e Econômico/Universidade Federal do Rio Grande - NUDESE/FURG e educadora popular em grupos que seguem a lógica da Economia Popular Solidária.

Danieli Veleda Moura, Universidade Federal de Rio Grande FURG

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Especialista em Ensino de Filosofia (UFPEL), Especialista em Prática jurídica Social (FURG), Mestre e Doutora em Educação Ambiental (PPGEA-FURG). Atua como advogada inscrita na OAB/RS e como professora substituta do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (IO-FURG)-Campus São Lourenço do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cidadania, Direitos e Justiça (CIDIJUS-FURG), do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Opinião (NEPPU-FURG) e Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade e Saneamento (NUPS-USP). Pós Doutoranda do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e em Direito e Justiça Social da Faculdade de Direito da FURG. Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: Direito e Educação Ambiental, Filosofia e Economia Popular Solidária.

Lúcia de Fátima Socoowski de Anello, Universidade Federal de Rio Grande FURG

Possui graduação em Licenciatura en Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (1983), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2003) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). Atualmente é pro reitora de gestão de pessoas da Universidade Federal do Rio Grande e professora associada da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, licenciamento, política pública, gestão ambiental e educação ambiental crítica.

Referências

BRAGA, Maria Angelica Machado et al. Grupo de Consumo Responsável - GCR Armazém de Economia Popular Solidária: uma experiência libertadora e transformadora. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS, VII, 2020, São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020. p. 1225-1238.

CALABRÓ, Guilherme. Criando um Grupo de Consumo Responsável: Um Passo a Passo para Começar e Estabelecer um GCR. Piracicaba: Instituto Terra Mater, 2016.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A Educação Ambiental no Brasil. In: BRASIL. Ministério da Educação. Educação Ambiental no Brasil. Salto para o Futuro. TV Escola, Ano XVIII, Boletim 01, março de 2008.

CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL - CONIC; FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA - FBES. Economia Solidária: Outra economia a serviço da vida acontece. Campanha da Fraternidade Ecumênica, 2010.

FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. Cirandas. CIRANDAS, 2023. Disponível em: https://cirandas.net/. Acesso em: 12 dez, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. 3. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020a.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 41. ed Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020b.

GADOTTI, Moacir. Economia solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

INSTITUTO KAIRÓS. Levantamento do Perfil dos Grupos de Consumo no Brasil: Consumo Como Intervenção - Um Olhar Sobre As Experiências De Consumo Coletivo No Brasil. São Paulo, 2010.

INSTITUTO KAIRÓS; PISTELLI, Renata de Salles; MASCARENHAS, Thaís Silva. Organização de Grupos de Consumo Sustentável: Caminhos para práticas de consumo responsável. São Paulo: Instituto Kairós, 2011.

LOUREIRO, Carlos Frederico. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LOUREIRO, Carlos Frederico. Materialismo Histórico-Dialético e a Pesquisa em Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 9, n. 1, p. 53-68, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n1.p53-68. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n1.p53-68

MARX, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. Tradução: Jesus Ranieri. São Paulo: BoiTempo, 2010.

MASCARENHAS, Thais Silva; GONÇALVES, Juliana; BENSADON, Lígia Scarpa. A Atuação dos Grupos de Consumo Responsável no Brasil: Expressões de Práticas de Resistência e Intercâmbios em Rede. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO CONSUMO. ESTUDOS DO CONSUMO, VII; ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DO CONSUMO E I ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO CONSUMO, III.Anais [...]. Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2014.

MÉSZÁROS, István. A Educação para Além do Capital. 1930. Tradução: Isa Tavares. São Paulo: Boi Tempo, 2008.

PISTELLI, Renata de Salles Santos. Relações de Consumo Responsável em Educação: um diálogo com a Economia Popular e Solidária através da trajetória do Instituto Kairós. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

PUNTEL, Inácio et al. Núcleo de Consumo Responsável: Apresentando Alternativas ao Consumo. In: PRADO, Daniel Porciúncula; GONÇALVES, Carla Amorim Neves; DOMINGUES, Beatriz Spotorno. (org.). Extensão Universitária da FURG: a produção de conhecimentos a partir da prática extensionista. Rio Grande: Editora da FURG, 2020. p. 254-260.

QUINTAS, José Silva. A educação no processo de gestão ambiental. In: BRASIL. Ministério da Educação. Educação Ambiental no Brasil. Salto para o Futuro. TV Escola, Ano XVIII, Boletim 01, março de 2008.

RÊGO, Diego Ferreira de Almeida. A natureza da comercialização na economia solidária: a contribuição dos Grupos de Consumo Responsável. 2014. Dissertação (Mestrado Multidisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social) - Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

SINGER, Paul. Introdução a Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. TECSOL, 2023. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/tecsol. Acesso em: 12 dez, 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico. A História do NUDESE. NUDESE FURG, 2023. Disponível em: https://nudese.furg.br/historia. Acesso em: 12 dez, 2022.

Downloads

Publicado

2025-04-17

Como Citar

Machado Braga, M. A., Veleda Moura, D., & Socoowski de Anello, L. de F. (2025). Educação ambiental crítica no processo de desenvolvimento do Grupo de Consumo Responsável Armazém de Economia Popular Solidária. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 190–209. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15508