Teoria da Complexidade:

funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14883

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Edgar Morin, Análise de Discurso

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o funcionamento discursivo em enunciados que se apoiam nas contribuições de Edgar Morin para a compreensão de estudos sobre Educação Ambiental (EA) que foram realizados no ambiente escolar. O corpus de pesquisa foi constituído por recortes em teses e dissertações sobre EA reunidas pelo Projeto EArte. De forma a analisar tais materialidades, nos apoiamos na Análise de Discurso materialista francesa de Michel Pêcheux e colaboradores. Como resultados, identificamos que os mecanismos utilizados pelos autores variam desde efeitos de pré-construídos, assim como discursos-transversos nos quais os autores mobilizaram uma grande amplitude de temas à partir da teoria da complexidade, demonstrando ser um referencial que realmente dialoga com a EA; bem como carência de estabilidade referencial de algumas expressões

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Biografia do Autor

Adelmo Fernandes de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE), Mestre em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE), Especialista em Ensino de Biologia (UFRPE) e Licenciado em Ciências Biológicas (UFRPE). Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca-AL, atuando nos cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Pedagogia e Química, e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores(UFAL).

Wanderson Rodrigues Morais, Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Rio Claro)

Pós-doutorando em Educação no Instituto de Biociências (UNESP/ Rio Claro); Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP), Mestre em Educação para a Ciência (UNESP/ Bauru), Licenciado em Ciências Biológicas (UNESP/ Ilha Solteira).

Orlane Fernandes Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Especialista em Educação Infantil pela Faculdade São Luís, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, Auxiliar de desenvolvimento infantil da rede pública de ensino e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Nautilus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Araújo, A. F. de, Rodrigues Morais, W. ., & Fernandes Silva, O. . (2022). Teoria da Complexidade: : funcionamento discursivo em produções acadêmicas sobre Educação Ambiental em contextos escolares. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 206–226. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14883

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental