Políticas públicas e educação ambiental: concepções e contextos nas pesquisas acadêmicas brasileiras<br>Public politics and environmental education: concepts and contexts in Brazilian academic research

Autores

  • Ana Clara Nery-Silva Universidade estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp
  • Luiz Carlos Santana Universidade estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5654

Palavras-chave:

Educação ambiental. Políticas públicas. Estado da arte.

Resumo

Este artigo resulta de investigação das políticas públicas de educação ambiental em dissertações e teses da área, enfocando-se suas etapas de elaboração e implementação. As análises se deram sobre pesquisas contidas no catálogo do projeto “EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: análise da produção acadêmica (dissertações e teses)”. Pesquisas em políticas públicas têm crescido consideravelmente nos últimos anos, ganhando espaço enquanto área do conhecimento; mas além de contribuições acadêmicas, podem auxiliar no entendimento de questões do próprio fazer político. Em menores proporções contribuições são observadas nas pesquisas sobre políticas públicas de educação ambiental. Destaca-se a necessidade de explicitar quem são os atores envolvidos na institucionalização de uma política, bem como relações entre eles em diferentes contextos sociopolíticos. Ressalta-se a indispensabilidade das gestões participativas, com setores sociais interagindo constantemente, permitindo-se construções verdadeiramente democráticas.

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Biografia do Autor

Ana Clara Nery-Silva, Universidade estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Unesp campus de Rio Claro e Mestre em Educação pela mesma instituição, atualmente atuo como professora da educação básica de ensino.

Luiz Carlos Santana, Universidade estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp

Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de Campinas - UniCamp, atualmente atuo como professor assiste da Universidade estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp campus Rio Claro.

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Publicado

2016-10-14

Como Citar

Nery-Silva, A. C., & Santana, L. C. (2016). Políticas públicas e educação ambiental: concepções e contextos nas pesquisas acadêmicas brasileiras<br>Public politics and environmental education: concepts and contexts in Brazilian academic research. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 158–176. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5654

Edição

Seção

Artigos