SOBRE O QUE PESQUISAM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: TEMÁTICAS INVESTIGADAS

Leila Cristina Aoyama Barbosa

Resumo


O presente artigo apresenta resultados do mapeamento da produção acadêmica em educação ambiental (EA) dos
programas de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências da região centro-oeste do Brasil, no quinquênio
2006-2010. Baseado em uma abordagem qualitativa, esta pesquisa, do tipo “estado da arte”, por meio de levantamento bibliográfico, caracteriza as tendências temáticas da produção acadêmica sobre EA e visa
compreender como os profissionais daquela região desenvolvem seus trabalhos. Não foi possível identificar teses referentes à temática nos programas investigados; desse modo, concentrou-se esforços para análise das
dissertações. Os resultados indicam que a produção de trabalhos da região investigada segue as tendências
nacionais do campo da EA. Há predominância de pesquisas em contexto escolar e o uso de referenciais teóricos
da vertente Crítica da EA. É destaque nos trabalhos a preocupação em diagnosticar a realidade do universo
escolar, visto que grande parte das dissertações trata de professores analisando seu próprio ambiente de vivência.

Palavras-chave


estado da arte; pesquisa em educação ambiental; focos temáticos.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3235

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