SOBRE O QUE PESQUISAM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: TEMÁTICAS INVESTIGADAS

Autores

  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3235

Palavras-chave:

estado da arte, pesquisa em educação ambiental, focos temáticos.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados do mapeamento da produção acadêmica em educação ambiental (EA) dos programas de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências da região centro-oeste do Brasil, no quinquênio 2006-2010. Baseado em uma abordagem qualitativa, esta pesquisa, do tipo “estado da arte”, por meio de levantamento bibliográfico, caracteriza as tendências temáticas da produção acadêmica sobre EA e visa compreender como os profissionais daquela região desenvolvem seus trabalhos. Não foi possível identificar teses referentes à temática nos programas investigados; desse modo, concentrou-se esforços para análise das dissertações. Os resultados indicam que a produção de trabalhos da região investigada segue as tendências nacionais do campo da EA. Há predominância de pesquisas em contexto escolar e o uso de referenciais teóricos da vertente Crítica da EA. É destaque nos trabalhos a preocupação em diagnosticar a realidade do universo escolar, visto que grande parte das dissertações trata de professores analisando seu próprio ambiente de vivência.

Downloads

Biografia do Autor

Leila Cristina Aoyama Barbosa, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, UFSC

Bióloga, Mestre em Ensino de Ciências/UFMS, Escola Técnica Estadual de Rondonópolis.

Downloads

Publicado

2013-01-09

Como Citar

Barbosa, L. C. A. (2013). SOBRE O QUE PESQUISAM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: TEMÁTICAS INVESTIGADAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3235