PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Reginaldo dos Santos, Rita de Cássia Frenedozo

Resumo


Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental.

Palavras-chave


Alfabetização Científica e Tecnológica, Ensino de Ciências, Educação Ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2856

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