PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Autores

  • Reginaldo dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, CEP:01506-000 São Paulo-SP
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, CEP:01506-000 São Paulo-SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2856

Palavras-chave:

Alfabetização Científica e Tecnológica, Ensino de Ciências, Educação Ambiental.

Resumo

Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, CEP:01506-000 São Paulo-SP

Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Rita de Cássia Frenedozo, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, CEP:01506-000 São Paulo-SP

Professora titular de Pós-Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Santos, R. dos, & Frenedozo, R. de C. (2012). PROJETOS DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2856