Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental <BR> A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3978Palavras-chave:
Educação Ambiental. Comunidade. Vulnerabilidade Ambiental. Tema geradorResumo
A pesquisa teve como objetivo identificar os sentidos atribuídos por estudantes aos problemas locais em comunidades atingidas por catástrofes ambientais, com a finalidade de obter temas geradores para Educação Ambiental (EA) no currículo escolar. Participaram da pesquisa estudantes de uma escola pública do município de Blumenau/SC, que apresenta vulnerabilidade ambiental e que foi severamente comprometida em um desastre ambiental. Para a coleta de dados utilizou-se da troca de correspondência entre os estudantes e pesquisadores a fim de identificar as associações entre seus conhecimentos sobre os problemas ambientais, sociais, históricos e políticos da comunidade em que convivem. Foi possível interpretar com as informações coletadas que os estudantes explicam os acontecimentos ambientais da sua comunidade com o discurso da mídia, e possivelmente valorizado na escola, sobre o “lixo” em detrimento de outras ações da realidade, como a moradia nas encostas e a retirada da vegetação. Também, constatou-se o desconhecimento por parte dos estudantes sobre o compromisso da prefeitura e outros órgãos públicos, bem como das ações e investimentos em obras para mitigar os acidentes ambientais na comunidade. Elaborou-se uma proposta de temas geradores, fundamentada nos estudos de Paulo Freire, para contribuir no trabalho de EA, tendo em vista um trabalho coletivo na compreensão e enfrentamento de problemas em comunidades de vulnerabilidade ambiental.Downloads
Referências
BRASIL. Resolução n. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, 15 de junho de 2012.
CPRM – Serviço Geológico do Brasil. Comunidade mais segura: mudando hábitos e reduzindo os riscos de movimentos de massa e inundações. Rio de Janeiro: CPRM, 2007.
DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. Tese (Doutorado) — Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FRACALANZA, H. et al. A Educação Ambiental no Brasil: Panorama Inicial da Produção Acadêmica. In: ENPEC, 5, 2005, Bauru. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2005.
FRAGA, N. C. Enchentes urbanas no Vale do Itajaí, Brasil. 25 anos da enchente catástrofe de 1983 - reflexos socioambientais e culturais no século XXI. In: Encuentro de Geógrafos da América Latina: Caminando a una América Latina en Trasnformación, 12, 2009, Montevideo. Anais do 12 EGAL. Montevideo: Univerdad de la República, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KAWASAK, C. S. et al. A pesquisa em educação ambiental nos ENPECs: contextos educacionais e focos temáticos. In: ENPEC, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2009
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Estilos de pensamento em educação ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses. In: ENPEC, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2009.
OLIVEIRA, A. M. de.; RECENA, M. C. P. A investigação temática e a análise textual discursiva: busca por temas geradores. In: ENPEC, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2009.
PIMENTEL, J. et al. Comunidade mais segura: Mudando Hábitos e Reduzindo Riscos de Movimentos de Massa e Inundações. Rio de Janeiro: CPRM, 2007.
REIGOTA, M. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 33-66, 2007.
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Temas Transversais – Educação ambiental. Florianópolis: Secretaria de Educação e Cultura, 1998.
SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente. Conceitos para se fazer educação ambiental. 3. ed. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Educação Ambiental, 1999.
SILVA, T. R. da. Pesquisas em educação ambiental: o estado da arte na Anped nacional e sul, 2011. Dissertação (Pós-Graduação em Educação nas Ciências)- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2011.
SIMAS, F. ; FRAGA, N. C. . Blumenau (SC) e os acidentes ambientais de novembro de 2008: na leitura do território e na perspectiva do desenvolvimento sustentável. In: Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder, 1, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: UNICURITIBA, UFPR, 2009.
TOMIO, D. Circulando sentidos, pela escrita, nas aulas de Ciências: Com interlocuções entre Fritz Müller, Charles Darwin e um coletivo de estudantes. 2012. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
TORRES, J. R. Educação ambiental crítico-transformadora e abordagem temática freireana. 2010. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
TOZONI-REIS, M. F. de C. Temas ambientais como “temas geradores”. Educar, Curitiba, n. 27, p. 93-110, 2006.
TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. R. (Orgs.). O que fazem as Escolas que dizem que fazem Educação Ambiental? Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2007.
VASCO, A. P.; ZAKRZEVSKI, S. B. B. O estado da arte das pesquisas sobre percepção ambiental no Brasil. Perspectiva, Erechim, v.34, n.125, p. 17-28, 2010.
VEIGA, Alinne. Um Retrato da Presença da Educação Ambiental no Ensino Fundamental Brasileiro : o percurso de um processo acelerado de expansão. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.
ZILLIG, C.. Dear Mr. Darwin: A intimidade da correspondência entre Fritz Müller e Charles Darwin. São Paulo: Sky / Anima Comunicação e Design, 1997.