Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental <BR> A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability

Autores

  • Daniela Tomio Universidade Regional de Blumenau
  • Alexandra Roberta Jantz Universidade Regional de Blumenau
  • Dauton Uber Universidade Regional de Blumenau
  • Giulliana Appel Universidade Regional de Blumenau
  • Scheila Weber Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3978

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Comunidade. Vulnerabilidade Ambiental. Tema gerador

Resumo

A pesquisa teve como objetivo identificar os sentidos atribuídos por estudantes aos problemas locais em comunidades atingidas por catástrofes ambientais, com a finalidade de obter temas geradores para Educação Ambiental (EA) no currículo escolar. Participaram da pesquisa estudantes de uma escola pública do município de Blumenau/SC, que apresenta vulnerabilidade ambiental e que foi severamente comprometida em um desastre ambiental. Para a coleta de dados utilizou-se da troca de correspondência entre os estudantes e pesquisadores a fim de identificar as associações entre seus conhecimentos sobre os problemas ambientais, sociais, históricos e políticos da comunidade em que convivem. Foi possível interpretar com as informações coletadas que os estudantes explicam os acontecimentos ambientais da sua comunidade com o discurso da mídia, e possivelmente valorizado na escola, sobre o “lixo” em detrimento de outras ações da realidade, como a moradia nas encostas e a retirada da vegetação. Também, constatou-se o desconhecimento por parte dos estudantes sobre o compromisso da prefeitura e outros órgãos públicos, bem como das ações e investimentos em obras para mitigar os acidentes ambientais na comunidade. Elaborou-se uma proposta de temas geradores, fundamentada nos estudos de Paulo Freire, para contribuir no trabalho de EA, tendo em vista um trabalho coletivo na compreensão e enfrentamento de problemas em comunidades de vulnerabilidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Mestre em Educação e Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Atua na formação de professores em Ensino de Ciências e Educação Ambiental no curso de Ciências Biológicas. Departamento de Ciências Naturais/FURB.

Alexandra Roberta Jantz, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Ciências Biológicas.

Dauton Uber, Universidade Regional de Blumenau

Licenciado em Ciências Biológicas.

Giulliana Appel, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Ciências Biológicas

Scheila Weber, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Ciências Biológicas

Referências

BRASIL. Resolução n. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, 15 de junho de 2012.

CPRM – Serviço Geológico do Brasil. Comunidade mais segura: mudando hábitos e reduzindo os riscos de movimentos de massa e inundações. Rio de Janeiro: CPRM, 2007.

DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. Tese (Doutorado) — Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FRACALANZA, H. et al. A Educação Ambiental no Brasil: Panorama Inicial da Produção Acadêmica. In: ENPEC, 5, 2005, Bauru. Anais... Bauru: ABRAPEC, 2005.

FRAGA, N. C. Enchentes urbanas no Vale do Itajaí, Brasil. 25 anos da enchente catástrofe de 1983 - reflexos socioambientais e culturais no século XXI. In: Encuentro de Geógrafos da América Latina: Caminando a una América Latina en Trasnformación, 12, 2009, Montevideo. Anais do 12 EGAL. Montevideo: Univerdad de la República, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KAWASAK, C. S. et al. A pesquisa em educação ambiental nos ENPECs: contextos educacionais e focos temáticos. In: ENPEC, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2009

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Estilos de pensamento em educação ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses. In: ENPEC, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2009.

OLIVEIRA, A. M. de.; RECENA, M. C. P. A investigação temática e a análise textual discursiva: busca por temas geradores. In: ENPEC, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2009.

PIMENTEL, J. et al. Comunidade mais segura: Mudando Hábitos e Reduzindo Riscos de Movimentos de Massa e Inundações. Rio de Janeiro: CPRM, 2007.

REIGOTA, M. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 33-66, 2007.

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Temas Transversais – Educação ambiental. Florianópolis: Secretaria de Educação e Cultura, 1998.

SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente. Conceitos para se fazer educação ambiental. 3. ed. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Educação Ambiental, 1999.

SILVA, T. R. da. Pesquisas em educação ambiental: o estado da arte na Anped nacional e sul, 2011. Dissertação (Pós-Graduação em Educação nas Ciências)- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2011.

SIMAS, F. ; FRAGA, N. C. . Blumenau (SC) e os acidentes ambientais de novembro de 2008: na leitura do território e na perspectiva do desenvolvimento sustentável. In: Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder, 1, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: UNICURITIBA, UFPR, 2009.

TOMIO, D. Circulando sentidos, pela escrita, nas aulas de Ciências: Com interlocuções entre Fritz Müller, Charles Darwin e um coletivo de estudantes. 2012. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

TORRES, J. R. Educação ambiental crítico-transformadora e abordagem temática freireana. 2010. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Temas ambientais como “temas geradores”. Educar, Curitiba, n. 27, p. 93-110, 2006.

TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. R. (Orgs.). O que fazem as Escolas que dizem que fazem Educação Ambiental? Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2007.

VASCO, A. P.; ZAKRZEVSKI, S. B. B. O estado da arte das pesquisas sobre percepção ambiental no Brasil. Perspectiva, Erechim, v.34, n.125, p. 17-28, 2010.

VEIGA, Alinne. Um Retrato da Presença da Educação Ambiental no Ensino Fundamental Brasileiro : o percurso de um processo acelerado de expansão. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.

ZILLIG, C.. Dear Mr. Darwin: A intimidade da correspondência entre Fritz Müller e Charles Darwin. São Paulo: Sky / Anima Comunicação e Design, 1997.

Downloads

Publicado

2014-01-13

Como Citar

Tomio, D., Jantz, A. R., Uber, D., Appel, G., & Weber, S. (2014). Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental <BR> A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(2), 335–355. https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3978

Edição

Seção

Artigos