Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental <BR> A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability

Autores/as

  • Daniela Tomio Universidade Regional de Blumenau
  • Alexandra Roberta Jantz Universidade Regional de Blumenau
  • Dauton Uber Universidade Regional de Blumenau
  • Giulliana Appel Universidade Regional de Blumenau
  • Scheila Weber Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3978

Palabras clave:

Educação Ambiental. Comunidade. Vulnerabilidade Ambiental. Tema gerador

Resumen

A pesquisa teve como objetivo identificar os sentidos atribuídos por estudantes aos problemas locais em comunidades atingidas por catástrofes ambientais, com a finalidade de obter temas geradores para Educação Ambiental (EA) no currículo escolar. Participaram da pesquisa estudantes de uma escola pública do município de Blumenau/SC, que apresenta vulnerabilidade ambiental e que foi severamente comprometida em um desastre ambiental. Para a coleta de dados utilizou-se da troca de correspondência entre os estudantes e pesquisadores a fim de identificar as associações entre seus conhecimentos sobre os problemas ambientais, sociais, históricos e políticos da comunidade em que convivem. Foi possível interpretar com as informações coletadas que os estudantes explicam os acontecimentos ambientais da sua comunidade com o discurso da mídia, e possivelmente valorizado na escola, sobre o “lixo” em detrimento de outras ações da realidade, como a moradia nas encostas e a retirada da vegetação. Também, constatou-se o desconhecimento por parte dos estudantes sobre o compromisso da prefeitura e outros órgãos públicos, bem como das ações e investimentos em obras para mitigar os acidentes ambientais na comunidade. Elaborou-se uma proposta de temas geradores, fundamentada nos estudos de Paulo Freire, para contribuir no trabalho de EA, tendo em vista um trabalho coletivo na compreensão e enfrentamento de problemas em comunidades de vulnerabilidade ambiental.

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Biografía del autor/a

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Mestre em Educação e Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Atua na formação de professores em Ensino de Ciências e Educação Ambiental no curso de Ciências Biológicas. Departamento de Ciências Naturais/FURB.

Alexandra Roberta Jantz, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Ciências Biológicas.

Dauton Uber, Universidade Regional de Blumenau

Licenciado em Ciências Biológicas.

Giulliana Appel, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Ciências Biológicas

Scheila Weber, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Ciências Biológicas

Citas

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Publicado

2014-01-13

Cómo citar

Tomio, D., Jantz, A. R., Uber, D., Appel, G., & Weber, S. (2014). Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental <BR> A proposal for generator themes for Environmental Education in schools of communities with environmental vulnerability. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(2), 335–355. https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3978

Número

Sección

Artigos