A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo <BR> Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São Paulo

Autores

  • Reginaldo dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3947

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Currículo, Ensino Formal.

Resumo

O presente artigo relata um estudo de abordagem qualitativa caraterizado como pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvido em 2013 com o objetivo de identificar e analisar as orientações acerca da Educação Ambiental oferecidas aos professores de biologia pelo currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Tal objetivo buscou responder a seguinte pergunta: que tendência de Educação Ambiental o currículo oficial da SEE/SP promove por meio do ensino de biologia? Como instrumento de coleta de dados/informações, o estudo recorreu às últimas publicações dos documentos que compõem tal currículo e que se encontram diretamente nas mãos dos professores em sala de aula. Os resultados alcançados revelaram que a Educação Ambiental apresentada nesses documentos possui significativa tendência à concepção conservadora e pragmática de Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Reginaldo dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Possui graduação em Ciências e Biologia pela Universidade do Oeste Paulista (1999). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (2009). É professor titular de cargo efetivo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Atualmente é Doutorando do Curso de Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, Alfabetização Científica e Tecnológica, CTS, Formação Docente, Iniciação Científica e Curriculo.

Rita de Cássia Frenedozo, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista, Mestrado em Ciências Biológicas - área de atuação Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista, Doutorado em Geociências e Meio Ambiente também pela mesma Universidade. É professora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Cruzeiro do Sul e Docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campus São Paulo).

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Publicado

2014-01-07

Como Citar

Santos, R. dos, & Frenedozo, R. de C. (2014). A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo <BR> Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São Paulo. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(2), 107–126. https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3947

Edição

Seção

Artigos