A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo <BR> Environmental education in biology teaching the official curriculum Department of Education State of São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3947Palavras-chave:
Educação Ambiental, Currículo, Ensino Formal.Resumo
O presente artigo relata um estudo de abordagem qualitativa caraterizado como pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvido em 2013 com o objetivo de identificar e analisar as orientações acerca da Educação Ambiental oferecidas aos professores de biologia pelo currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Tal objetivo buscou responder a seguinte pergunta: que tendência de Educação Ambiental o currículo oficial da SEE/SP promove por meio do ensino de biologia? Como instrumento de coleta de dados/informações, o estudo recorreu às últimas publicações dos documentos que compõem tal currículo e que se encontram diretamente nas mãos dos professores em sala de aula. Os resultados alcançados revelaram que a Educação Ambiental apresentada nesses documentos possui significativa tendência à concepção conservadora e pragmática de Educação Ambiental.Downloads
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