A disseminação da temática ambiental nos cursos de formação de docentes em nível médio
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.6981Palavras-chave:
Formação Docente. Concepções. Prática Docente.Resumo
O estudo objetivou pesquisar a relação dos conhecimentos e práticas da Educação Ambiental nos documentos oficiais com as ações de duas professoras que ministram a disciplina de Metodologias de Ensino de Ciências, no curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade normal e investigar como ocorre a disseminação para oito professoras formadas que cursam Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. As entrevistas semi-estruturadas foram analisadas com base na técnica da Análise Textual Discursiva, sendo identificadas e caracterizadas as concepções conservacionista, pragmática, crítica. Verificamos que as três macrotendências estão presentes nos documentos oficiais, nas concepções e práticas das entrevistadas, revelando a necessidade de ações efetivas para ampliar a dimensão crítica entre as professoras formadoras e as formadas. The study aimed to investigate the relation between knowledge and Environmental Education practices in the official curricular documents, with the actions of two teachers who teach Science Teaching Methodologies in the Teacher Training Early Childhood Education and early years, in the technical high school in Curitiba and to inquire into how its dissemination to eight trained teachers who study Pedagogy. This is an exploratory and documentary research of a qualitative nature which interviews were analyzed by Technique of Discursive Textual Analysis, they was identified and characterized like conservationist, pragmatic and critical conceptions. We verified three macro trends present in the official documents, in the conceptions and practices of the interviewees, revealing an effective actions necessity to enlarge the critical dimension between training teachers and teachers in training. El estudio tuvo por objetivo investigar la relación de los conocimientos y prácticas de la Educación Ambiental en los documentos oficiales con las acciones de dos profesoras que ministran la asignatura de Metodologías de Enseñanza de Ciencias, en el curso de Formación de Docentes de Educación Infantil y Años Iniciales, de la enseñanza primaria, secundaria, en modalidad normal e investigar cómo ocurre la diseminación para ocho profesoras formadas que cursan Pedagogía. Se trata de una investigación exploratoria de carácter qualitativo. Las entrevistas semiestructuradas fueron analizadas con base a la técnica del Análisis Textual Discursivo, siendo identificadas y caracterizadas las concepciones conservacionista, pragmática, crítica. Se verificó que las tres macropropensiones están presentes en los documentos oficiales, en las concepciones y prácticas de las entrevistadas, revelando la necesidad de acciones efectivas para ampliar la dimensión crítica entre las profesoras formadoras y las formadas.Downloads
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