Educação Ambiental na composição da vida: música e paisagem pampeana como elementos de força ativa

Autores

  • Virgínia Tavares Vieira Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, Santa Catarina, Brasil.
  • Renata Lobato Schlee Anhanguera, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.12335

Palavras-chave:

Música Pampeana, Estética do Frio, Templadismo

Resumo

O presente estudo busca investigar que outras Educações Ambientais são possíveis a partir da música pampeana do Brasil e do Uruguai. Sustentada nos estudos de Michel Foucault e autores do campo da educação e da educação ambiental numa perspectiva do pós-estruturalismo, a pesquisa tensiona as relações entre a música e a paisagem do Pampa, a partir de duas estéticas. A Estética do frio, do músico Vitor Ramil, e o Templadismo dos músicos uruguaios Jorge Drexler e Daniel Drexler. Entre tais concepções estéticas há uma relação entre a música, a paisagem do pampa, os lugares o clima frio e temperado na formação de um modo de ser, de compor e de se tornar sujeito. Dessa forma, o presente estudo compreende a música como uma prática cultural potente capaz de contribuir num processo de educação, de (trans)formações que giram em torno das relações humano e natureza; da relações com os espaços, com as paisagens; na construção de outros modos de pensar a Educação e a Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Virgínia Tavares Vieira, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, Santa Catarina, Brasil.

Doutora e Pós-doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora do PPG em Educação da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, e do Curso de Música Licenciatura desta mesma instituição. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF/FURG/RS/Brasil.

Renata Lobato Schlee, Anhanguera, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Docente no ensino superior público e privado. Doutora em Educação Ambiental (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA / Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande do Sul - RS / Brasil). Professora pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia- GEECAF / FURG.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Vieira, V. T., & Lobato Schlee, R. . (2020). Educação Ambiental na composição da vida: música e paisagem pampeana como elementos de força ativa. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 303–317. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.12335