Educação Ambiental na composição da vida: música e paisagem pampeana como elementos de força ativa
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.12335Palavras-chave:
Música Pampeana, Estética do Frio, TempladismoResumo
O presente estudo busca investigar que outras Educações Ambientais são possíveis a partir da música pampeana do Brasil e do Uruguai. Sustentada nos estudos de Michel Foucault e autores do campo da educação e da educação ambiental numa perspectiva do pós-estruturalismo, a pesquisa tensiona as relações entre a música e a paisagem do Pampa, a partir de duas estéticas. A Estética do frio, do músico Vitor Ramil, e o Templadismo dos músicos uruguaios Jorge Drexler e Daniel Drexler. Entre tais concepções estéticas há uma relação entre a música, a paisagem do pampa, os lugares o clima frio e temperado na formação de um modo de ser, de compor e de se tornar sujeito. Dessa forma, o presente estudo compreende a música como uma prática cultural potente capaz de contribuir num processo de educação, de (trans)formações que giram em torno das relações humano e natureza; da relações com os espaços, com as paisagens; na construção de outros modos de pensar a Educação e a Educação Ambiental.Downloads
Referências
CARVALHO, Isabel. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DREXLER, Daniel. Rinconcito. Intérprete: Daniel Drexler. In: Micromundo. Rinconcito. Uruguay: MS2 Discos, 2008. 1 CD. Faixa 9.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 6. ed. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1985.
FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos II. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2011.
FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II: curso no Collège de France (1983-1984). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011a.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2; O uso dos prazeres. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Edições graal: Rio de Janeiro, 2012.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012a.
FOUCAULT, Michel. Sobre a Genealogia da Ética: um resumo do trabalho em curso. In: Genealogia da Ética, Subjetividade e Sexualidade: ditos e escritos IX. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2014.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma Educação menor. Educação & Realidade, 27 (2), Jul./Dez. p. 169-178, 2002.
GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas, SP: Papirus, 2008.
GUIMARÃES, Leandro; SAMPAIO, Shaúla Maíra Vicentini. Educação Ambiental nas pedagogias do presente. Em Aberto, Brasília, Vol. 27, n. 91, p. 123-134, jan./jun. 2014.
HENNING, Paula; GIBBON, Cleber; HENNING, Clarissa Corrêa e GARRÉ, Bárbara Hees. Educação Ambiental e Discurso: estratégias biopolíticas e produção de verdades. Educação em Foco. Vol. 19, n.1, mar/jun 2014. P. 221-242. Disponível em http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2015/07/Ed-Foco-v19-n1-mar14-jun14final.pdf. Acesso em 08 Jan. 2018.
HENNING, Paula Corrêa e SILVA, Gisele Ruiz. Rastros da Educação Ambiental. O dissenso como potência criadora. In.: HENNING, Paula Corrêa; MUTZ, Andresa da Costa e VIEIRA, Virginia Tavares (orgs.). Educações Ambientais Possíveis: ecos de Michel Foucault para pensar o presente. Curitiba: CRV Editora, 2018 [no prelo].
LOZA, Daniel Martín Duarte. Una poética pampa. Integración cultural entre Brasil, Argentina y Uruguay: música, clima, historia y geografia. In: AURA. Revista de Historia y Teoría del Arte, nº 3 – Junio, p. 17-37, 2015.
PANITZ, Lucas Manassi. Práticas musicais, representações e transterritorialidade em rede entre Argentina, Brasil e Uruguai. In: Geografia e Música: Diálogos. Organizado por Alessandro Dozena. – 1. Ed. – Natal: EDUFRN, 2016.
PRADA, Ana. Amargo de caña. Intérprete: Ana Prada. In: Soy Sola. Amargo de Caña. Uruguay: Los Años Luz Discos – LAL 048, 2006. 1 CD. Faixa 1.
RAMIL, Vitor. A estética do frio. Pelotas: Satolep Livros, 2004.
REVEL, Judith. Dicionário Foucault/ Judith Revel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. 2ª ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
VIEIRA, Virginia Tavares. 2013. O discurso da crise ambiental nas letras de Rock and Roll: modos de ser sujeito em tempos contemporâneos. Rio Grande, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 86p. Disponível em http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6080/Virginia.pdf?sequence=1 Acesso em 06/01/2018.
VIEIRA, Virgínia Tavares. O Naturalismo poético-pampeano: uma potência musical do pensar. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Rio Grande, BR-RS, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.