Experiência estética no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata – PUCRS<br>Aesthetic experience in the Center for Research and Conservation of Nature Pró-Mata – PUCRS

Autores

  • Rita Paradeda Muhle Programa de Pós-Graduação em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Isabel Cristina de Moura Carvalho Programa de Pós-Graduação em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5321

Palavras-chave:

Ética ambiental, experiência estética, percepção ambiental, educação ambiental, área de preservação

Resumo

A excessiva racionalização do pensamento moderno deixou de lado as emoções e os sentimentos que nos permitiam uma sensibilidade para nossa formação ética. A estética nos permitiria uma percepção por inteiro, seria algo que afetaria a sensibilidade, nos desestabilizando e permitindo mudanças de pensamentos e postura. A experiência estética vivida no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata – PUCRS é proporcionada pela beleza cênica de sua paisagem conservada. Durante o desenvolvimento do projeto, entre 2012 e 2013, foram acompanhados nove grupos que o frequentaram. A educação científica presente nas atividades do CPCN Pró-Mata e nos objetivos dos grupos não foi excludente da experiência estética vivida no local pelos participantes. A questão da estética apareceu mesmo com a força do contrato pedagógico e agregou novos significados às experiências vividas.

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Publicado

2016-05-31

Como Citar

Muhle, R. P., & Carvalho, I. C. de M. (2016). Experiência estética no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata – PUCRS<br>Aesthetic experience in the Center for Research and Conservation of Nature Pró-Mata – PUCRS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 37–54. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5321