Experiência estética no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata – PUCRS
Aesthetic experience in the Center for Research and Conservation of Nature Pró-Mata – PUCRS

Rita Paradeda Muhle, Isabel Cristina de Moura Carvalho

Resumo


A excessiva racionalização do pensamento moderno deixou de lado as emoções e os sentimentos que nos permitiam uma sensibilidade para nossa formação ética. A estética nos permitiria uma percepção por inteiro, seria algo que afetaria a sensibilidade, nos desestabilizando e permitindo mudanças de pensamentos e postura. A experiência estética vivida no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata – PUCRS é proporcionada pela beleza cênica de sua paisagem conservada. Durante o desenvolvimento do projeto, entre 2012 e 2013, foram acompanhados nove grupos que o frequentaram. A educação científica presente nas atividades do CPCN Pró-Mata e nos objetivos dos grupos não foi excludente da experiência estética vivida no local pelos participantes. A questão da estética apareceu mesmo com a força do contrato pedagógico e agregou novos significados às experiências vividas.

Palavras-chave


Ética ambiental; experiência estética; percepção ambiental; educação ambiental; área de preservação

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAM, David. Merleau-Ponty and the voice of the Earth. In: ABRAM, D. (Org.). Minding nature: The philosophers of ecology. London: The Guildford Press, 1996. p. 82-101.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

CALLICOTT, J. Baird. The wilderness idea revisited: The Sustainable Development Alternative. The Environmental Professional. 13. p. 235-247, 1991.

CAMAROFF, Jean; CAMAROFF, John. Naturalizando a nação: estrangeiros, apocalipse e o Estado pós-colonial. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 7, n. 15, p. 57-106, jul. 2001.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Paisagem, historicidade e ambiente: as várias naturezas da natureza. Confluenze, Bologna, v. 1, n. 1, p. 136-157, 2009.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; STEIL, Carlos Alberto. Natureza e Imaginação: o Deus da Ecologia no Horizonte Moral do Ambientalismo. Ambiente e Sociedade, São Paulo, v. XVI, n. 4, p. 103-120, out-dez., 2013.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; STEIL, Carlos Alberto. O Habitus Ecológico e a Educação da Percepção: fundamentos antropológicos para a educação ambiental. Educação e Realidade, 34(3): p. 81-94, set-dez, 2009.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; STEIL, Carlos Alberto. Percepção e Ambiente: aportes para uma epistemologia ecológica. VI CEPEASUL. FURG, 2012.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura, TONIOL, Rodrigo. Ambientalização, cultura e educação: diálogos, traduções e inteligibilidades possíveis desde um estudo antropológico da educação ambiental. Itajaí: CEPEASUL, 2010.

CHAUÍ, Marilena. Experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

DIEGUES, Antônio Carlos. O mito moderno da Natureza Intocada. São Paulo: NUPAUB- Universidade de São Paulo, 1994. 163 p.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Tradução Flávio Paulo Meurer. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 686 p.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do espírito. Tradução Paulo Menezes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. P. 142

HERMANN, Nadja. Breve investigação genealógica sobre o outro. Revista Educação e Sociedade, 2011 v. 32, n. 114, p. 137-149. P. 40.

HERMANN, Nadja. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010, 176 p.

HERMANN, Nadja. Breve investigação genealógica sobre o outro. Revista Educação e Sociedade, 2011 v. 32, n. 114, p. 137-149. P. 142

HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005. 119 p.

LEITE LOPES, José Sérgio. Participação Pública e controle da poluição: a ambientalização dos conflitos sociais. Revista de Ciências Sociais, Ceará, v. 35, n.1, p. 20-30, 2004.

LEITE LOPES, José Sérgio. Sobre processos de ambientalização dos conflitos e sobre dilemas da participação. Horizontes Antropológicos, v.12, p. 31-64, 2006.

MARIN, Andréia Aparecida. A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental. Pesq. Educ. Ambient. vol.3, n.1, p. 203-222, 2009.

MARIN, Andréia Aparecida. Pesquisa em educação ambiental e percepção ambiental. Interações, n. 11, p. 48-66, 2008.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2007.

SCHILLER, Friedrich. Cartas sobre a Educação Estética da Humanidade. Tradução Anatol Rosenfeld. São Paulo: Herder, 1963. 134 p.

STEIL, Carlos Alberto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Diferentes aportes no âmbito da antropologia fenomenológica. In: STEIL, Carlos Alberto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura (Org.). Cultura, Percepção e Ambiente: Diálogos com Tim Ingold. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2012. p. 31-47.

STEIL, Carlos Alberto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; PASTORI, Erica Onzi. Educação Ambiental no Rincão Gaia: pelas trilhas da saúde e da religiosidade numa paisagem ecológica. Revista Educação. Porto Alegre: PUCRS, v.33, p. 54-64, 2010.

THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural: mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais (1500-1800). São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 537 p.

TONIOL, Rodrigo. No rastro das caminhadas: Etnografia de uma política de turismo rural no Vale do Ivaí, Paraná. 2012. 67 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Faculdade de Antropologia, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.




DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5321

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.