Percepção e ambiente: aportes para uma epistemologia ecológica

Autores

  • Isabel Cristina de Moura Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Porto Alegre/RS
  • Carlos Alberto Steil Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3443

Palavras-chave:

Persepção, epistemologia, fenomenologia.

Resumo

Neste artigo partimos de uma breve revisão sobre o conceito de percepção na psicologia para chegar às contribuições de Tim Ingold, antropólogo em diálogo com a tradição fenomenológica que têm a psicologia no seu horizonte de interlocução. O conceito de percepção em Ingold ganha os sentidos do habitar e do engajamento do sujeito no mundo.A percepção está relacionada ao mundo vivido e a experiência no seu sentido forte assim como o ambiente será entendido como ambiente-mundo. Nossa escolha por este interlocutor está relacionada a busca, no pensamento contemporâneo, de autores que tem contribuído para delinear o que temos nomeado como epistemologias ecológicas(Carvalho, 2007). Elegemos a expressão epistemologias ecológicas para delimitar uma região do debate teórico-filosófico contemporâneo que compreende autores de diversas origens disciplinares e opções teóricas diferentes, cujo ponto em comum tem sido oferecer conceitos e pistas consistentes para romper com algumas das dualidades modernas — tais como natureza e cultura, indivíduo e sociedade, corpo e mente, artifício e natureza, sujeito e objeto — oferecendo bases conceituais eficazes para uma compreensão das relações com o ambiente desde outro ponto de partida. Desta forma, o que recortamos como epistemologias ecológicas é uma categoria necessariamente plural e remete a um espaço epistêmico cuja potência é abrir horizontes de compreensão diferentes daqueles ordenados pelas dualidades mencionadas e pela externalidade de um sujeito cognoscente humano fora do mundo, da natureza e independente de seus objetos de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina de Moura Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Porto Alegre/RS

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação e Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do RS.

Mais informações: Currículo Lattes

Carlos Alberto Steil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Antropólogo. Doutor em Antropologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do RS.

Downloads

Publicado

2013-03-27

Como Citar

Carvalho, I. C. de M., & Steil, C. A. (2013). Percepção e ambiente: aportes para uma epistemologia ecológica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 59–79. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3443

Edição

Seção

Artigos