AMBIENTALIZAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, TRADUÇÕES E INTELIGIBILIDADES POSSÍVEIS DESDE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Isabel Cristina de Moura Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Porto Alegre/RS
  • Rodrigo Toniol UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3393

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Antropologia, Ambientalização Social.

Resumo

O presente trabalho analisa o modo pelo qual a Educação Ambiental tem sido agente e, ao mesmo tempo, efeito de um processo de ambientalização das esferas sociais. Este fenômeno, conforme o concebemos, é parte de uma série de transformações mais amplas que têm contribuído para tornar a questão ambiental numa espécie de idioma não restrito ao âmbito ecológico, mas capaz de operar como paradigma moral, ético e estético. A partir da construção de uma perspectiva interdisciplinar entre educação e antropologia, sugerimos que as práticas de Educação Ambiental resultam do imbricamento desse idioma de amplitude global com a produção local de significados.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina de Moura Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Porto Alegre/RS

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação e Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do RS.

Mais informações: Currículo Lattes

Rodrigo Toniol, UFRGS

3Bacharel em Ciências Sociais, mestrando em antropologia da UFRGS.

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Publicado

2013-03-26

Como Citar

Carvalho, I. C. de M., & Toniol, R. (2013). AMBIENTALIZAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS, TRADUÇÕES E INTELIGIBILIDADES POSSÍVEIS DESDE UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3393

Edição

Seção

Artigos