Universidades e suas áreas verdes:

lugares sonhados, territórios imaginados e contextos reais.

Autores

  • Rita Paradeda Muhle Programa de Pós-Graduação em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Isabel Cristina de Moura Carvalho UFMG/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13198

Palavras-chave:

áreas verdes, ambientalização, universidades sustentáveis, educação ao ar livre

Resumo

O artigo discute as relações de oito universidades do Rio Grande do Sul com a gestão de suas áreas verdes, buscando compreender como as vinculavam aos projetos educacionais e processos de ambientalização institucional. A tipologia destas áreas variou entre Hortos, Jardins Botânicos, Áreas de Preservação Permanente, Reservas Legais, Reservas Particulares do Patrimônio Natural e Refúgio de Vida Silvestre. Foram utilizadas técnicas de observação-participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados descrevem instáveis trajetórias dessas áreas e várias formas de esvaziamento do sentido de lugar destes espaços. A permanência dessas áreas parece depender mais de pessoas engajadas na sua preservação do que da garantia institucional. Mesmo que as universidades sejam cobradas por uma gestão ambientalmente responsável e sustentável, a gestão das áreas verdes que lhes pertencem é incerta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Paradeda Muhle, Programa de Pós-Graduação em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Bióloga, doutora em Educação, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE) e professora do curso de Licenciatura em Biologia da UFPE.

Isabel Cristina de Moura Carvalho, UFMG/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação

Psicóloga, doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG.

Referências

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; TONIOL, Rodrigo. Ambientalização, cultura e educação: diálogos, traduções e inteligibilidades possíveis desde um estudo antropológico da educação ambiental. Itajaí: CEPEASUL, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: para uma literatura menor. Tradução Rafael Godinho. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003. 148 p.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 120 p.

GODOY, Ana. A menor das ecologias. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. 336 p.

INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição.

Petrópolis: Editora Vozes, 2015. 390 p.

MUHLE, Rita Paradeda. Áreas verdes como espaços educacionais não convencionais dentro das universidades: seus potenciais para a formação na perspectiva ambiental. 2018. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação , PUCRS, Porto Alegre, 2018.

PAYNE, Phillip G.; RODRIGUES, Cae. Environmentalizing the curriculum: a critical dialogue of south-north framing. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 2, p. 411-444, maio/ago. 2012.

PAYNE, Phillip G.; WATTCHOW, Brian. Phenomenological deconstruction, slow pedagogy and the corporeal turn in wild environmental/outdoor education. Australian 213 Association for Research in Education: International Education Research Conference. Brisbane, 2008.

RESOR, Cynthia Williams. Place-based education: What is its place in the social studies classroom? The Social Studies, v. 101, p. 185 - 188. 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política da transição paradigmática. Vol.1: A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 3.d. São Paulo: Cortez, 2001.

SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Editora Record Ltda, 2006. 189 p.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Muhle, R. P., & de Moura Carvalho, I. C. (2021). Universidades e suas áreas verdes: : lugares sonhados, territórios imaginados e contextos reais. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 311–332. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13198