Mobilizar o medo para disciplinar as práticas: uma análise dos modos de persuasão das campanhas ambientais
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4858Palavras-chave:
Educação Ambiental, Mídia, Crise Ambiental.Resumo
O presente trabalho investiga os modos de funcionamento dos discursos de Educação Ambiental presentes em campanhas publicitárias e institucionais veiculadas pela mídia. Compreendemos a mídia não só como local proeminente de difusão dos discursos, mas como potente máquina que dota de significados determinados fatos e, assim, constrói certa economia de verdades acerca da crise ambiental. Nesse sentido, desencadeia processos de subjetivação que visam controlar a população mobilizando o medo quanto à continuidade da vida no planeta. A estratégia biopolítica funciona no sentido de normalizar determinadas práticas individuais. Para alcançá-las, as campanhas estimulam o medo e a culpa pela perda do planeta. Tais estratégias – e as possibilidades de ultrapassá-las – são analisadas tendo como aportes teóricos autores como Michel Foucault, Felix Guattari, Gilles Deleuze e Zygmunt Bauman.Downloads
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Publicado
2014-12-16
Como Citar
Henning, P. C., Vieira, V. T., Henning, C. C., & Schlee, R. L. (2014). Mobilizar o medo para disciplinar as práticas: uma análise dos modos de persuasão das campanhas ambientais. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 185–192. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4858