Mobilizar o medo para disciplinar as práticas: uma análise dos modos de persuasão das campanhas ambientais

Autores/as

  • Paula Corrêa Henning
  • Virginia Tavares Vieira
  • Clarissa Corrêa Henning
  • Renata Lobato Schlee

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4858

Palabras clave:

Educação Ambiental, Mídia, Crise Ambiental.

Resumen

O presente trabalho investiga os modos de funcionamento dos discursos de Educação Ambiental presentes em campanhas publicitárias e institucionais veiculadas pela mídia. Compreendemos a mídia não só como local proeminente de difusão dos discursos, mas como potente máquina que dota de significados determinados fatos e, assim, constrói certa economia de verdades acerca da crise ambiental. Nesse sentido, desencadeia processos de subjetivação que visam controlar a população mobilizando o medo quanto à continuidade da vida no planeta. A estratégia biopolítica funciona no sentido de normalizar determinadas práticas individuais. Para alcançá-las, as campanhas estimulam o medo e a culpa pela perda do planeta. Tais estratégias – e as possibilidades de ultrapassá-las – são analisadas tendo como aportes teóricos autores como Michel Foucault, Felix Guattari, Gilles Deleuze e Zygmunt Bauman.

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Biografía del autor/a

Paula Corrêa Henning

Doutora em Educação. Professora do Instituto de Educação, do PPG Educação Ambiental e do PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Virginia Tavares Vieira

Mestre e Doutoranda em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Clarissa Corrêa Henning

Doutoranda em Educação pela UNISINOS e Mestre em Comunicação e Cultura - UFRJ.

Renata Lobato Schlee

5 Mestre e Doutoranda em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Publicado

2014-12-16

Cómo citar

Henning, P. C., Vieira, V. T., Henning, C. C., & Schlee, R. L. (2014). Mobilizar o medo para disciplinar as práticas: uma análise dos modos de persuasão das campanhas ambientais. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 185–192. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4858