ATRAVESSAMENTOS CULTURAIS E CRISE AMBIENTAL NA ATUALIDADE: MODOS ECOLÓGICOS DE VIDA NO ROCK´N ROLL

Virgínia Tavares Vieira, Paula Corrêa Henning

Resumo


O presente estudo busca estabelecer um diálogo entre Música, Sociedade e Educação Ambiental. Para isso, colocamos sob análise alguns discursos da Educação Ambiental, com o objetivo de problematizar de que forma a música, através do gênero Rock´n Roll, vem contribuindo para pensarmos na crise ambiental que se instala na atualidade. Para dar conta de responder a essa investigação, selecionamos como aporte teórico, autores
como Zygmunt Bauman, Isabel Carvalho e Félix Guattari. Nesse estudo, destacamos a importância de voltar
nosso olhar para outros espaços como produtores de saber, bem como entendemos a música como um importante artefato cultural que vem produzindo modos de ser e viver a contemporaneidade. A pesquisa vem demonstrando também, o quanto o rock está preocupado com a crise ambiental, já que temas como a destruição da natureza, o meio ambiente, o consumo, o lixo, o derretimento das geleiras, o aquecimento global vem sendo freqüentemente abordadas nas letras de músicas selecionadas.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Rock’n Roll; Crise Ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3181

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.