A DIMENSÃO ESTÉTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E DE ARTE-EDUCADORES

Autores

  • Carolina de Souza Rodrigues Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo.
  • Dalva Maria Bianchini Bonotto Universidade Estadual Paulista, UNES. Rio Claro/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3342

Palavras-chave:

educação ambiental, dimensão estética da educação ambiental, educação do sensível, valorização estética da natureza.

Resumo

A crise ecológica tem na Educação Ambiental (EA) um dos caminhos possíveis para sua reversão, à medida que articular suas três dimensões: conhecimentos, valores e participação política. Interessadas na dimensão dos valores, voltamo-nos à valorização estética da natureza. A dimensão estética, com destaque para sua associação com a arte, pode contribuir para a construção de uma visão de mundo menos fragmentada, ao propiciar ao educando a construção de novos valores e o desenvolvimento da sensibilidade. Reconhecendo o desafio que significa a abordagem dessa dimensão em projetos de EA, objetivamos com esta investigação, de caráter qualitativo, identificar os entendimentos e práticas de quatro professores e de quatro arte-educadores interessados no trabalho com EA, analisando os limites e possibilidades para esse trabalho. Um dos aspectos revelados em nossa análise refere-se à necessidade de se romper com o modelo racionalista adotado por nossa sociedade, o qual, dentre outras coisas, nega a sensibilidade a ponto de tornar a dimensão estética um fator secundário em propostas educacionais, o que parece ser fator limitante da atuação tanto dos professores, quanto dos arte-educadores. A troca de saberes entre esses pode se configurar como uma medida importante para que o trabalho com a dimensão estética possa ser efetivado nos processos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina de Souza Rodrigues, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo.

Graduada em Ecologia, Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Dalva Maria Bianchini Bonotto, Universidade Estadual Paulista, UNES. Rio Claro/SP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESP, IB – RIO CLARO. Departamento de Educação. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro. Doutora em Educação.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Rodrigues, C. de S., & Bonotto, D. M. B. (2013). A DIMENSÃO ESTÉTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E DE ARTE-EDUCADORES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3342