A DIMENSÃO ESTÉTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E DE ARTE-EDUCADORES

Carolina de Souza Rodrigues, Dalva Maria Bianchini Bonotto

Resumo


A crise ecológica tem na Educação Ambiental (EA) um dos caminhos possíveis para sua reversão, à medida que articular suas três dimensões: conhecimentos, valores e participação política. Interessadas na dimensão dos valores, voltamo-nos à valorização estética da natureza. A dimensão estética, com destaque para sua associação com a arte, pode contribuir para a construção de uma visão de mundo menos fragmentada, ao propiciar ao educando a construção de novos valores e o desenvolvimento da sensibilidade. Reconhecendo o desafio que significa a abordagem dessa dimensão em projetos de EA, objetivamos com esta investigação, de caráter qualitativo, identificar os entendimentos e práticas de quatro professores e de quatro arte-educadores interessados no trabalho com EA, analisando os limites e possibilidades para esse trabalho. Um dos aspectos revelados em nossa análise refere-se à necessidade de se romper com o modelo racionalista adotado por nossa sociedade, o qual, dentre outras coisas, nega a sensibilidade a ponto de tornar a dimensão estética um fator secundário em propostas educacionais, o que parece ser fator limitante da atuação tanto dos professores, quanto dos arte-educadores. A troca de saberes entre esses pode se configurar como uma medida importante para que o
trabalho com a dimensão estética possa ser efetivado nos processos educativos.

Palavras-chave


educação ambiental; dimensão estética da educação ambiental; educação do sensível; valorização estética da natureza.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3342

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