FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3388Palavras-chave:
educação ambiental, formação docente inicial e continuada, diagnóstico da prática escolar do ensino fundamental.Resumo
O texto foca a urgência da formação docente inicial e continuada quanto à Educação Ambiental-EA, a partir de uma síntese dos resultados de pesquisas acadêmicas conduzidas entre 2003-06, com alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação do Setor de Educação da UFPR e do Curso de Especialização em Educação Ambiental, junto ao Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da mesma universidade. A interpretação dos resultados enfoca a formação dos educadores na área de EA, com base em um recorte diagnóstico da realidade escolar no nível do ensino fundamental. A partir dos entendimentos de meio ambiente e EA, pelos sujeitos envolvidos nas pesquisas, foi enfocada sua prática educativa, em conexão com a dimensão ambiental da educação escolar: ficou evidenciada deficiência conceitual dos entendimentos de meio ambiente e EA, bem como caracterizada uma inadequação metodológica no tratamento didático dos conteúdos ambientais nesse nível de ensino. As considerações levantam questões implicadas e possibilidades na superação dos problemas diagnosticados, sob o pressuposto da reconhecida urgência da EA escolar e, por conseqüência, também de uma criteriosa formação docente – ademais, na perspectiva de uma reconcepção dos currículos programáticos e de suas dinâmicas processuais, em todos os níveis que afetam um desejável perfil socioprofissional dos educadores de hoje.Downloads
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Publicado
2013-03-11
Como Citar
Carneiro, S. M. M. (2013). FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES AMBIENTAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3388
Edição
Seção
Artigos