A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticas<br>Teacher training for the environmental education: investigating knowledge and practices<br>La formación docente para la educación ambiental: investigando conocimientos y prácticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7424

Palavras-chave:

Meio ambiente, Formação de professores, Prática docente.

Resumo

A Educação Ambiental (EA), em seu caráter político, econômico, social e cultural, é indispensável para a educação e cidadania, por sua natureza de direito inerente a todos os indivíduos. Na política nacional, são importantes padrões: a Lei nº 9.795/99, que dispõe sobre a EA, e o Decreto nº 4.281/02, que a regulamenta. Com base nestes marcos legais, foi investigado se a formação docente está adequada para o ensino da EA de forma transdisciplinar. Para tanto, buscou-se dados de formação, práticas e concepções que pudessem mostrar se a prática condiz com o estabelecido e, se sim, em que condições. Por meio de questionário online, numa pesquisa qualitativa, os resultados serviram para caracterizar o grupo e indicaram informações que não afiançam sua viabilização e desígnios. Quando ocorre, em sua maioria, limita-se ao meio ambiente e a sustentabilidade. Environmental Education (EE), in its political, economic, social and cultural character, is indispensable for education and citizenship, due to its inherent right to all individuals. In national policy, there are important standards: Law n. 9,795/99, which provides for EE, and Decree n. 4.281/02, which regulates it. Based on these legal frameworks, it was investigated whether teacher education is adequate for the teaching of EE in a transdisciplinary way. Thus, it was researched data, practices and concepts that could show if the practice is consistent with what is established and, if so, under what conditions. Through an online questionnaire, in a qualitative research, the results served to characterize the group and indicated information that does not assure its viability and purpose. When it occurs, most are limited to the environment and sustainability. La Educación Ambiental (EA), en su carácter político, económico, social y cultural, es indispensable para la educación y ciudadanía, por su naturaleza de derecho inherente a todos los individuos. En la política nacional, son importantes normas: la Ley nº 9.795/99, que dispone sobre la EA, y el Decreto nº 4.281/02, que la reglamenta. Con base en estos marcos legales, fue investigado si la formación docente está adecuada para la enseñanza de la EA de forma transdisciplinaria. Para eso, se buscó datos de formación, prácticas y concepciones que pudieran demostrar si la práctica concuerda con lo establecido y, si sí, en qué condiciones. Por medio de un cuestionario online, en una encuesta cualitativa, los resultados sirvieron para caracterizar al grupo e indicaron informaciones que no aseguran su viabilización y designios. Cuando ocurre, en su mayoría, se limita al medio ambiente y la sostenibilidad.

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Biografia do Autor

Alessandra Batista de Godoi Branco, Instituto Federal do Paraná

Mestranda do PPIFOR - UNESPAR. Pedagoga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranavaí.

Marcia Regina Royer, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Agronomia. Professora Adjunto D da UNESPAR. Professora e orientadora do PPIFOR-UNESPAR.

Lucila Akiko Nagashima, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Engenharia Química. Professora associada da UNESPAR. Professora e orientadora do PPIFOR.

Referências

Referências do artigo

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

Branco, A. B. de G., Royer, M. R., & Nagashima, L. A. (2018). A formação docente para a educação ambiental: investigando conhecimentos e práticas&lt;br&gt;Teacher training for the environmental education: investigating knowledge and practices&lt;br&gt;La formación docente para la educación ambiental: investigando conocimientos y prácticas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(1), 112–131. https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7424

Edição

Seção

Artigos