GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UNIVERSITÁRIOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA

Autores

  • Cacilda Michele Cardoso Rocha Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Alfredo Matos Moura Junior Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Karine Matos Magalhães Universidade Federal Rural de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2962

Palavras-chave:

gestão integrada, universidade federal, percepção ambiental.

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a percepção ambiental de universitários de uma universidade federal destacando aspectos relativos à gestão integrada de resíduos sólidos, práticas pró-ambiental e principais problemas associados à sua falta em ambientes urbanos. Utilizou-se metodologia survey onde 135 acadêmicos de três cursos ligados às áreas de educação e ciências da saúde e ambiental participaram através de questionários semi-estruturados auto aplicados. Constatou-se que existem diferentes percepções dos acadêmicos sobra à gestão de resíduos sólidos no ambiente urbano. Por meio dos percentuais obtidos para os aspectos relativos à gestão os acadêmicos responderam ocorrer forma de coleta comum com 80%; 37% afirmou que não sabe o destino final dos resíduos, porém 75,5% responsabilizou o indivíduo pela geração dos mesmos. Observou-se que todos os estudantes praticam pelo menos uma das sete boas práticas pró-ambiental destacando o uso de papeis para rascunho e evitar uso de descartáveis com 60% e 66% respectivamente. O consumo não foi apontado como um problema, mas a educação foi apontada como capaz de influenciar as pessoas na mudança comportamental. A percepção dos reais problemas associados à falta de gestão integrada dos resíduos sólidos e suas consequências ambientais observadas, foram incontestáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cacilda Michele Cardoso Rocha, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Técnico no Instituto de Tecnologia de Pernambuco.

Alfredo Matos Moura Junior, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Doutor em Botânica. Professor do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Karine Matos Magalhães, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Doutora em Botânica. Professora do Departamento de Biologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Rocha, C. M. C., Moura Junior, A. M., & Magalhães, K. M. (2012). GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UNIVERSITÁRIOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2962