UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NO CENTRO DE ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Érico Kunde Corrêa, Anita Ribas Avancini, Rodrigo Bilhalva Moncks, Matheus Francisco da Paz, Luciara Bilhalva Corrêa

Resumo


A coleta seletiva de resíduos sólidos traz inúmeros benefícios para o ambiente, saúde e qualidade de vida. Para tanto, é imprescindível que a etapa de segregação dos resíduos nas diversas fontes geradoras, incluindo Instituições de Ensino Superior, ocorra com eficiência visando o retorno dos componentes ao ciclo de vida útil e minimizando o impacto ambiental. Diante disso, é fundamental que ferramentas deeducação ambiental sejam vinculadas aos programas de coleta seletiva, no sentido de potencializar a participaçãodos indivíduos para a construção da consciência crítica na busca pela qualidade e sustentabilidade do ambiente. O objetivo deste trabalho é apresentar a prática pedagógica na perspectiva da educação ambiental realizadajunto ao programa de coleta seletiva dos resíduos sólidos na Universidade Federal de Pelotas/UFPel, a partir de sua implantação na unidade piloto- Centro de Engenharias/CEng. O estudo foi realizado no período de 2011 a 2012. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionários, o qual foi aplicado a toda comunidade do CEng; observação participativa para diagnosticar a unidade. É possível constatar quea prática de educação ambiental é fundamental ao processo implantado, uma vez que a comunidade mostrou-se envolvida e comprometida de forma ética com a nova proposta de gestão dos resíduosdo ambiente da qual pertencem.

Palavras-chave


Instituição de Ensino Superior; Gestão de Resíduos Sólidos; Coleta Seletiva; Educação Ambiental; Cidadania.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2966

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