Dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.9377Palavras-chave:
Educação Ambiental, Grade Curricular, Sustentabilidade AmbientalResumo
Este artigo é oriundo da análise do curso de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, que teve como objetivo investigar a dimensão ambiental dentro desta formação. A metodologia foi de natureza qualitativa descritiva, com dados obtidos pelo estudo de caso, análise de conteúdo documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas pelo aplicativo WhatsApp aos acadêmicos formandos voluntários. Analisou-se o Projeto Pedagógico de Curso e as temáticas ambientais nos conteúdos e disciplinas do curso. Das 129 disciplinas ofertadas, as temáticas ambientais aparecem em 13 disciplinas obrigatórias e 8 optativas. Para os discentes formandos voluntários a dimensão ambiental ficou superficialmente fundamentada e deficiente. Pela percepção do conhecimento discente às questões ambientais, se supõe que esta instituição deva dispor oportunidades de atualização destas temáticas, para ampliação, aperfeiçoamento e especialização universitária.
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