Coleta Seletiva Solidária e Educação Ambiental:
da multiplicidade de (rel)ações à possibilidade de (trans)formação socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13927Palavras-chave:
Coleta Seletiva Solidária, Educação Ambiental, Gestão de resíduos sólidos em universidadesResumo
O trabalho da catação de materiais reutilizáveis/recicláveis é assegurado por políticas públicas como o Decreto Federal nº 5.940/06 que prevê a separação dos resíduos gerados pelos órgãos públicos federais e sua destinação às associações e cooperativas de catadoras/es. No âmbito destes órgãos, as universidades vêm introduzindo a chamada Coleta Seletiva Solidária. Objetivou-se verificar quais universidades estão em adequação ao referido decreto; o número de publicações acerca deste tipo de coleta e identificar como são desenvolvidas as ações socioambientais e educativas pertinentes aos programas institucionais. A estratégia metodológica envolveu pesquisa bibliográfica e coleta de dados. Os resultados mostram adequação em boa parte das universidades e o desenvolvimento de práxis baseadas na solidariedade, divulgação e sensibilização socioambiental, bem como no uso de artefatos tecnológicos com emprego de estratégias para investigação e monitoramento.
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