RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Sandra Lilian Silveira Grohe, Luciara Bilhalva Corrêa

Resumo


A Educação Ambiental ainda não está presente efetivamente nos espaços escolares e os projetos que
surgem na maioria das vezes são pontuais e descontínuos. Este trabalho traz uma proposta de ação em Educação
Ambiental na Escola de Ensino Fundamental Thiago Würth, localizada no Município de Canoas/RS, a partir da
turma do 1º Ano “D”, no período de junho de 2011 se estendendo ao ano de 2012, como uma tentativa de
internalizar a formação da criticidade e a transformação da comunidade escolar e entorno em relação aos
problemas ambientais, através da construção, conjunta e visível, de um espaço verde na escola. A intenção da
prática pedagógica foi de ir além dos portões da escola, ou seja, envolveu também, a participação dos pais e
comunidade, a fim de potencializar espaços para que a aprendizagem ocorresse através da reflexão-açãoreflexão.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Escola; Pertencimento; Cidadania.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3167

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.