A GUERRA DE POSIÇÃO NOS CONSELHOS: UM ESTUDO DE CASO NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (GIEA/RJ)

Autores

  • Eduardo da Costa Pinto d’Avila Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ.
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2979

Palavras-chave:

Educação Ambiental, guerra de posição, conselhos

Resumo

O Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental (GIEA/RJ) foi criado pela lei estadual nº 3325/99, pelo então governador Anthony Garotinho, no dia 17 de dezembro. O GIEA é formado por representantes dos órgãos estatais de Meio Ambiente, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Saúde, Trabalho, Universidades, da Assembléia Legislativa e de representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE/RJ). A principal responsabilidade deste conselho é a definição e o acompanhamento da Política Estadual de Educação Ambiental, sobretudo a partir da avaliação dos projetos de Educação Ambiental (EA) no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa teve como objetivo verificar em que medida o GIEA/RJ constitui para os profissionais da educação um espaço possível de conquista e avanços. A metodologia utilizada foi análise documental e pesquisa bibliográfica. A pesquisa teve como principal referência teórica os conceitos formulados por Antônio Gramsci, principalmente os de Estado integral e sociedade civil. Concluiu-se que, após ter sido realizado análise as políticas de criação das CIEA no Brasil e em particular da dinâmica de constituição do GIEA/RJ, a concepção de democracia “participativa” foi apreendido como um produto sócio-histórico limitado a interesses políticos identificados com a estratégia de difusão pelo Estado de valores que visam reorganizar a sociabilidade do capital no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo da Costa Pinto d’Avila, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ.

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais UFRJ (2007), mestrando do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação (PPGE) da UFRJ no Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS).

Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ.

Biólogo, professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ. Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da FURG. Coordenador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS). Pesquisador do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

d’Avila, E. da C. P., & Loureiro, C. F. B. (2012). A GUERRA DE POSIÇÃO NOS CONSELHOS: UM ESTUDO DE CASO NO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (GIEA/RJ). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2979